Portal GeoSampa recebe dados sobre serviços públicos, bicicletários e locais de resistência à ditadura militar

Neste mês de maio, o Portal GeoSampa se consolidou como o mapa digital oficial da cidade ao receber uma série de novos temas (camadas) de interesse à população. A partir de agora o cidadão pode consultar e baixar informações, sem sair de casa, sobre os serviços públicos realizados por concessionárias nas vias da cidade e saber mais sobre as solicitações registradas nos canais do SP 156. Também pode conferir a localização de bicicletários e paraciclos, vagas especiais de estacionamento e unidades do TEIA, da AdeSampa. E ainda descobrir locais históricos de resistência à ditadura civil-militar instaurada no município e no país entre 1964 e 1985.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), o Geosampa é um portal que segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico e reúne dados georreferenciados sobre mais de 300 camadas relevantes à cidade, como zoneamento, rede de transporte público, bibliotecas, escolas e parques.

Os dados são constantemente atualizados pelas secretarias responsáveis e estão disponíveis tanto para consulta, quanto para download.

Acesse o Portal GeoSampa e saiba mais abaixo sobre as novidades:


Serviços públicos de concessionárias
Diariamente serviços públicos são realizados por concessionárias nas vias da cidade, como troca de rede de água, abertura de novos dutos de gás e cabeamento de telefonia e internet banda larga.

A partir de agora, o cidadão que acessar o GeoSampa poderá acompanhar o status de cada obra e identificar qual empresa está a executando.

Os dados são provenientes do Sistema GeoInfra, desenvolvido pelo Departamento de Controle e Cadastro de Infraestrutura Urbana (Convias) da Secretaria Municipal das Subprefeituras para organizar as instalações e obras das concessionárias de serviços públicos no viário de São Paulo.

Acesse a nova camada em Infraestrutura Urbana > GeoInfra – Controle de uso de vias públicas (Obras).


SP 156
Em abril deste ano, o Portal GeoSampa alcançou a marca de 94 serviços disponibilizados dos canais SP156 (Portal, Telefone e Aplicativo).

As informações, que têm como origem bases de dados da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), estão divididas no GeoSampa em sete assuntos: Animais, Bilhete Único, Lixo e Limpeza, Meio Ambiente, Rua e Bairro, Trânsito e Transporte, e Urgência.

Todos esses dados são apresentados de forma georreferenciada, ou seja, é possível verificar exatamente o endereço para onde foi solicitado determinado serviço da Prefeitura. Mais do que isso, o usuário pode conferir o status de cada solicitação.

A publicação auxilia a Prefeitura de São Paulo a identificar quais são as regiões com mais solicitações registradas e os tipos de serviços mais frequentes, permitindo, assim, melhor planejamento para a implantação de políticas públicas de atendimento à população.

Acesse a nova camada do GeoSampa em Atendimento ao Cidadão – SP156 e selecione o tema desejado.

 


Bicicletários e paraciclos
A cidade de São Paulo conta com mais de 100 bicicletários e paraciclos públicos que oferecem cerca de 8000 vagas para os ciclistas que buscam facilidade e segurança para estacionar sua bicicleta ao atingir o seu destino final.

Esses equipamentos estão próximos de outros modais de transporte público, como metrô, trem e ônibus, e foram mapeados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A partir do GeoSampa o interessado poderá saber onde os bicicletários e paraciclos estão localizados, quantas vagas oferecem e qual empresa faz a gestão do local.

Acesse a nova camada em Transporte > Bicicleta > Bicicletário e Paraciclo.

 


Vagas Especiais de estacionamento
A Prefeitura de São Paulo estabeleceu regras especiais para a operação do estacionamento Zona Azul, a fim de atender as diferentes necessidades dos usuários que frequentam algumas regiões da cidade.

Neste sentido, o Portal GeoSampa apresenta a área de abrangência dessas vagas, que podem ser rotativas e não rotativas, e são destinadas para pessoas com deficiência, idosos, caminhões, fretados, motos, motofretes, bicicletas e parklets.

Acesse a nova camada em Sistema Viário > Estacionamento > Vagas Especiais.

 


TEIA
A Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), coordena os TEIAs, espaços públicos e compartilhados de trabalho com toda a infraestrutura e o suporte necessários para que empreendedores possam gerar renda e fortalecer seus negócios.

Até o momento há 11 equipamentos desses na cidade. E para saber exatamente a localização de cada um, basta navegar pelo GeoSampa.

Acesse a nova camada em Equipamentos > Trabalho e Empreendedorismo > Adesampa.

 


Memória e Verdade
O GeoSampa se tornou referência histórica ao mostrar os locais que serviram tanto como palco da repressão praticada pela ditadura civil-militar, quanto aqueles sinônimos de luta e resistência contra o regime autoritário instaurado no país entre 1964 e 1985.

Por um lado, há órgãos de repressão do Estado, presídios políticos e centros médicos. Por outro, associações, teatros, instituições de ensino, ruas e parques, entre outros.

Os locais foram extraídos do livro "Memórias Resistentes, Memórias Residentes: Lugares de Memória da Ditadura Civil-Militar no Município de São Paulo", produzido pela Coordenação de Políticas de Direitos à Memória e à Verdade da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo e pelo Memorial da Resistência.

Acesse a nova camada em Equipamentos > Direitos Humanos > Memória e Verdade