Prefeitura lança plataforma digital para discutir com a população a revisão do Plano Diretor

Construído para garantir amplo acesso e transparência ao debate de ideias, site permitirá que os cidadãos contribuam de forma efetiva com a revisão parcial do PDE deste ano

 

 

A Prefeitura de São Paulo lança neste sábado (10) a plataforma digital Plano Diretor SP para iniciar as discussões junto à sociedade civil sobre a revisão intermediária do Plano Diretor Estratégico (PDE) em 2021. Clique aqui para acessar o site.   

O objetivo da plataforma é dar transparência a todo o processo de revisão do PDE e acesso a todos os cidadãos que queiram participar das discussões.  Interatividade com a população e inovação no processo participativo serão a marca desta plataforma. 

A partir deste sábado, a Prefeitura disponibiliza no site o cronograma completo da revisão do PDE. Ao longo deste ano, o cumprimento de cada etapa será ali documentado. É importante destacar que se trata de uma plataforma em constante atualização. 

Também estará no ar conteúdo para entender melhor o atual Plano Diretor e como a Prefeitura conduzirá sua revisão participativa. Todo munícipe poderá ainda conferir um monitoramento sobre as transformações produzidas pelo PDE desde 2014 na cidade e tirar dúvidas sobre a lei na seção de perguntas e respostas. 

Além disso, estará disponível na plataforma uma cartilha com informações sobre como participar das discussões. Confira aqui

O site Plano Diretor SP foi desenvolvido para garantir amplo acesso para a população participar e contribuir. A Prefeitura entende que estimular a interatividade e impulsionar a participação social é fundamental para a construção de um Plano Diretor que represente todos os cidadãos. 

Pelo site a população poderá enviar contribuições/propostas, participar de fórum de discussão, acessar documentos com propostas de alteração na lei e acompanhar as últimas notícias e a agenda completa de reuniões (presenciais e virtuais). 

A primeira enquete a ser realizada vai pedir aos paulistanos que escolham o personagem virtual que guiará a revisão do Plano Diretor nos canais digitais. Serão apresentadas duas opções: Maria Paula e Seu Paulinho.  O personagem mais votado ajudará as pessoas a navegar pela plataforma e entender mais sobre a discussão do Plano durante toda a revisão. 

A população poderá enviar quantas contribuições quiser ao longo deste ano. Para facilitar, o debate será organizado por eixos temáticos (Mobilidade, Habitação, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Social). É preciso, entretanto, que o participante preencha um formulário para participar das discussões.  

Outra novidade será o Fórum de Debates, em que todos os cidadãos poderão enviar comentários e discutir de forma livre sobre o processo de ajustes no Plano Diretor. A plataforma funcionará como uma rede social exclusiva e oficial para a revisão do Plano Diretor, permitindo interação entre os participantes, que poderão responder a comentários e enviar reações. 

 
Modelo híbrido de participação social   

A parte mais importante de todo o processo de ajustes no Plano Diretor Estratégico em 2021 é a participação da sociedade. O objetivo é realizar um processo participativo amplo e mobilizador, que dê espaço e voz a todos os segmentos da sociedade e a todas as regiões da cidade.   

Neste sentido, ao considerar a atual conjuntura em que o uso de ferramentas digitais foi fomentado pela pandemia do novo coronavírus, o município acredita que o modelo híbrido de participação social (reuniões presenciais e digitais) é o melhor caminho para o debate da revisão do Plano Diretor neste ano.

 

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