Prefeitura de São Paulo instala acessos e novos Centros Abertos no Minhocão

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento e São Paulo Urbanismo, iniciou a instalação dos dois primeiros acessos de pedestres ao Elevado João Goulart (Minhocão), fundamentais para conectar os novos espaços de convívio dos Centros Abertos da Amaral Gurgel e Marechal Deodoro ao tabuleiro (parte de cima) do Elevado.

Os acessos serão finalizados neste mês de abril e vão garantir uma conexão exclusiva aos pedestres entre o nível da rua e elevado. São escadas de estrutura metálica que funcionarão, em princípio, por até 24 meses. Paralelamente, a Prefeitura está estudando as condições para instalação de outros acessos definitivos ao longo do elevado.

Também estão totalmente instalados dois Centros Abertos nos baixios do Minhocão: a unidade Marechal Deodoro, concluída em outubro de 2020 e a unidade Amaral Gurgel, finalizada em dezembro de 2020. Os espaços oferecem bancos, mesas de piquenique, brinquedos e equipamentos de ginástica. O custo estimado para implantação das unidades Amaral Gurgel e Marechal Deodoro foi de R$ 1,8 mi.

A abertura dessas estruturas à população depende do avanço da cidade no Plano SP e das condições da pandemia do novo coronavírus.

A Praça Marechal Deodoro está localizada em área estratégica associada ao Minhocão, e é ponto de intenso encontro da população, sobretudo, por estar próxima da estação de metrô de mesmo nome. A instalação do Centro Aberto tem o objetivo de ampliar a apropriação do espaço pela população, a partir de uma série de intervenções características do programa, tais como instalação de assentos, pinturas lúdicas para as crianças, equipamentos de ginástica e mesa de ping-pong.

Já o Terminal Amaral Gurgel é caracterizado pela presença do terminal de ônibus e por estar muito próximo da Estação do Metrô Santa Cecília, o que lhe garante grande movimento de pessoas. Assim como a Praça Marechal Deodoro, esta unidade está localizada na parte inferior do Elevado João Goulart (Minhocão).

Além dos acessos e novos espaços de lazer, a Prefeitura também iniciou a instalação dos gradis de segurança na parte de cima do Elevado e instalou os portões de controle de acesso como forma de garantir a segurança dos frequentadores nos horários de abertura aos pedestres do espaço, a partir das 20h de segunda a sexta e durante os finais de semana. Todas essas medidas de segurança foram implementadas a partir das recomendações do Ministério Público.


Entenda o histórico

O destino do elevado João Goulart vem sendo objeto de discussão desde os anos 70, quando foram iniciadas as rotinas de sua interdição ao tráfego veicular no período noturno. A consideração do impacto que o resultado dessa discussão teria sobre o cotidiano de grande número de munícipes fez com que o Plano Diretor Estratégico (PDE), aprovado em 2014, tratasse desse tema, prevendo uma lei específica a ser elaborada para determinar a gradual restrição ao transporte individual motorizado no Elevado, definindo prazos até sua completa desativação como via de tráfego, ou transformação, seja parcial ou integral, em parque.

Essa determinação foi atendida com a aprovação da Lei Municipal nº 16.833, de 7 de fevereiro de 2018, que estabeleceu a desativação gradativa do elevado como via de circulação veicular, o estímulo à realização de atividades culturais e esportivas nos períodos de interdição ao tráfego e a obrigatoriedade de propor a transformação parcial ou total do elevado em parque por meio de um Projeto de Intervenção Urbana (PIU).


PIU Minhocão

A Prefeitura realizou em 2019 a primeira etapa de discussão do Projeto de Intervenção Urbana Minhocão (PIU Minhocão), quando foi apresentado à população um diagnóstico preliminar da área objeto de intervenção e recolhidas contribuições da sociedade civil. Essa consulta inicial foi utilizada para subsidiar a Prefeitura na decisão de autorizar o prosseguimento dos estudos, considerando a adequação da proposta à política de desenvolvimento urbano do Município.

Ao considerar as contribuições recebidas, a Prefeitura de São Paulo deu continuidade ao projeto, determinando que sejam estudadas durante seu desenvolvimento, com auxílio da população, as hipóteses apontadas pelo Plano Diretor. Esse estudo está em andamento.