Regras sobre zoneamento de toda a cidade podem ser vistas e impressas no GeoSampa

Consulta digital mostra de forma instantânea quais regras devem ser seguidas para a construção de uma edificação. Com 250 mil acessos apenas em 2020, função é uma das mais utilizadas do Portal

 

Não é preciso mais se deslocar até a Prefeitura para obter informações sobre o zoneamento de seu imóvel! O documento, que antes demorava em média 60 dias para ser emitido em papel pelo Município, desde julho de 2019 está disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia, para ser visualizado de forma instantânea e digital no Portal GeoSampa.

Mais do que apenas consultar na tela, é possível imprimir os dados sobre o zoneamento direto do GeoSampa. Verifique quais regras devem ser seguidas para a construção de uma edificação, o limite máximo de andares que ela pode ter, os recuos a serem respeitados e qual o tamanho da área que precisa ficar livre para garantir o escoamento da água da chuva.

A iniciativa só foi possível graças à integração ao GeoSampa do Sistema de Zoneamento do Município de São Paulo – SISZON, responsável por abastecer os sistemas de licenciamento do município com informações do zoneamento para cada lote fiscal da cidade. São mais de 30 milhões de dados sobre o zoneamento de 3,5 milhões de lotes em toda cidade!

Desde que foi implementada, a consulta ao zoneamento é um dos serviços mais utilizados do GeoSampa. Somente em 2020 houve 250 mil acessos à funcionalidade.

Com a disponibilização da consulta ao zoneamento no GeoSampa, além de desburocratizar os processos de emissão das informações, a Prefeitura de São Paulo reforça a política de transparência e a abertura pública de dados municipais.

Como acessar?
Para obter o documento que reúne informações completas sobre zoneamento de um lote, basta acessar o Portal GeoSampa, selecionar, no lado esquerdo da tela, o ícone “pesquisar”, escolher a aba “Zoneamento” e preencher os campos obrigatórios: setor, quadra e lote (número de cadastro do IPTU). Feito isso, basta clicar em “listar” e as informações serão apresentadas. Após a consulta, baixe o documento e o imprima.

Portal GeoSampa
O Geosampa é um portal que segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico e reúne dados georreferenciados sobre cerca de 300 temas (camadas) de interesse à cidade.

Por exemplo, é possível consultar informações sobre o zoneamento do município, a rede de transporte público, bibliotecas, escolas, parques e muito mais! Todos esses dados são constantemente atualizados pelas secretarias responsáveis e também estão disponíveis para download.

Clique aqui para acessar o Portal GeoSampa