PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura publica última etapa de elaboração do PIU Jockey Club

Projeto define as regras para transformação de um dos maiores equipamentos da cidade. População poderá contribuir com a proposta até o dia 26 de fevereiro de 2021

10/12/2020 09h38

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e a SP Urbanismo publicam nesta quinta-feira (10) a segunda e última consulta pública online sobre o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Jockey Club. A plataforma ficará aberta para receber comentários até o dia 26 de fevereiro de 2021. Clique aqui para participar.

A consulta traz o Projeto de Intervenção Urbana e sua minuta de Decreto Regulamentador, que definem as regras para o desenvolvimento urbano do Jockey Club, um dos maiores equipamentos da cidade.

Além de valorizar os atributos históricos e paisagísticos do hipódromo, o objetivo do Projeto é adequá-lo às dinâmicas contemporâneas da cidade, permitindo novas atividades, uma maior utilização do equipamento por parte da população e uma maior integração com a cidade, ao mesmo tempo em que pretende diminuir os impactos de vizinhança no entorno.

Os comentários recebidos a partir de agora pela internet, em diálogos temáticos com conselhos municipais e em audiência pública a ser agendada vão auxiliar a Prefeitura a aperfeiçoar o PIU e a minuta final do Decreto, que também será apresentada, de forma devolutiva, à sociedade civil.

Processo Participativo
O Hipódromo de Cidade Jardim, mais conhecido como Jockey Club, é um equipamento privado de grande porte, situado no distrito do Morumbi, pertencente à Subprefeitura do Butantã. Está inserido em uma Zona de Ocupação Especial (ZOE) que, de acordo com a atual Lei de Zoneamento (Lei nº 16.402/2016), deve receber um Projeto de Intervenção Urbana (PIU) para definição das regras urbanísticas para seu desenvolvimento e transformações.

Como em qualquer outro Projeto de Intervenção Urbana, a participação da sociedade civil é garantida. O projeto começou a ser elaborado no final de 2019 e suas diretrizes levadas à consulta pública online entre 18 de outubro e 9 de novembro, sendo recebidas 107 contribuições. Após análise das contribuições recebidas, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano autorizou, em janeiro de 2020, o desenvolvimento do Projeto.


Jockey Club
O Hipódromo foi inaugurado em 25 de janeiro de 1941. Desde então é referência para o turfe nacional (corrida de cavalos), recebendo os principais eventos da modalidade junto com o Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Em 2010 o conjunto do Jockey Club foi tombado pelo CONDEPHAAT, vinculado ao Governo do Estado, e em 2013 pelo CONPRESP, da Prefeitura de São Paulo. As duas resoluções ressaltam o valor histórico, arquitetônico, cultural e simbólico do local.