Secretaria de Licenciamento firma acordo de cooperação com o Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa

Alunos do Programa Avançado em Gestão Pública desenvolverão estudo sobre a Política Municipal de Licenciamento

O Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa – uma das instituições líderes em ensino superior em Administração, Economia e Engenharia no Brasil, assinou um acordo de cooperação com a SEL, publicado no Diário Oficial do Município no último dia 5 de novembro, firmando uma parceria no âmbito do Programa Avançado em Gestão Pública (PAGP), curso de pós-graduação lato sensu da instituição. O curso tem como objetivos a análise do ambiente da gestão pública, resolução de problemas, capacidade de implementação e habilidade no uso de ferramentas para formar gestores que atuem como agentes de melhoria de políticas públicas.

Durante os 8 trimestres letivos do curso, os alunos analisam as instituições públicas conveniadas à luz das disciplinas que estão cursando no momento. Há, ainda, um rodízio nos grupos de trabalho, de forma que todos os alunos estudem todas as organizações em algum momento da pós-graduação. As instituições analisadas são: Secretaria Municipal de Licenciamento, Subprefeitura da Vila Mariana, Ministério Público do Estado de São Paulo e o gabinete do Governador do Estado de Alagoas.

Até o momento, os estudantes se reuniram com a Secretária Adjunta de Licenciamento, Vivian Satiro; os coordenadores de SEL Wendell Zamoner e Margarete Rocha; o assessor Luis Gustavo Pedrosa; e com a Coordenadora de CGPATRI, Tatiana Seferjan. Em CGPATRI, os alunos estão realizando um estudo de caso específico ligado à Coordenadoria. Nos demais setores, o trabalho é focado na estrutura organizacional da Secretaria. O grupo também planeja aplicar um questionário de clima organizacional em toda a Secretaria no próximo ano.

Desde sua recriação, em março de 2019, a SEL tem buscado criar uma rede de cooperação sem transferência de recursos com a academia, pretendendo consolidar uma cultura de parcerias para a produção de conhecimento de uso público e transparente.

A realização de um acordo de cooperação com entidade acadêmica qualificada para a realização de estudos quantitativos e qualitativos ligados à temática do licenciamento, bem como análise de dados abertos produzidos pela SEL, é de interesse da Administração municipal para cumprir com o princípio da eficiência da gestão, bem como da sociedade, que terá acesso a maior accountability no que diz respeito à prestação de serviços públicos municipais.