SEL investe em tecnologia e renova computadores

Foram trocadas 90 máquinas por outras de melhor desempenho. Ação reforça o trabalho da Assessoria da Tecnologia da Informação da SEL, que neste ano teve a melhor performance entre os órgãos da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL) realizou a troca de 90 microcomputadores de suas coordenadorias neste ano. A ação otimiza o trabalho de todos os setores da pasta, responsáveis pela análise de projetos e emissão de diversas licenças na cidade.

No início de 2019, a Assessoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (ATIC) começou a estudar o estado dos equipamentos da Secretaria para identificar aqueles que precisariam de reparos. Diante do levantamento, identificou-se a necessidade da substituição imediata de diversas máquinas, não compatíveis com a necessidade de desempenho operacional dos departamentos. Foram substituídos 90 computadores configurados com Windows XP, cujo suporte foi descontinuado pela Microsoft, em 2014, por máquinas com processador Intel Core i5, 4GB de memória RAM e sistema operacional Windows 7. Os novos computadores superam os antigos em velocidade e desempenho, além de permitir a instalação de sistemas mais atuais, facilitando o trabalho dos servidores.

A troca do equipamentos gerou mais de 200 movimentações e novas configurações de perfis de rede, atalhos, impressoras e backups. Os computadores antigos foram desativados ou doados para outras secretarias.

SEL e SMDU possuem o melhor desempenho em Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de São Paulo
Neste ano, a Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), por meio da Assessoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (ATIC), obtiveram o melhor índice de maturidade na área de Tecnologia da Informação entre os órgãos da Prefeitura de São Paulo. A avaliação é feita anualmente pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT).

Em 7 de abril de 2017 foi publicado o Decreto nº 57.653, que dispõe sobre a Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (PMGTIC). Desde então, os órgãos da PMSP devem apresentar o seu Plano Diretor Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDSTIC anualmente, que deve conter os projetos e ações a ser implantados no período.

De acordo com Carlos Eduardo Moraes, coordenador da equipe de tecnologia, o resultado ocorreu graças ao trabalho para qualificar as “ferramentas de trabalho, o atendimento a usuários internos, a agilidade na solução a incidentes e a parceria com outros setores e secretarias, melhorando cada vez mais o atendimento ao munícipe da cidade de São Paulo”, afirmou.

Foi justamente por apresentar a melhor performance no cumprimento desse Plano de Metas que as pastas receberam a pontuação de 41 pontos, a maior entre os órgãos municipais, suficiente para integrarem de forma isolada a série B. Essa classificação reforça a importância do trabalho conjunto e integrado entre os departamentos de tecnologia e comunicação, este último responsável por potencializar o engajamento das ações desenvolvidas pela área técnica em plataformas participativas, como o Participe e a Intranet.