PREFEITURA DE SÃO PAULO

Seminário internacional discute o PIU Setor Central

Realizado pela Universidade São Judas, evento busca analisar os processos de transformação territorial em desenvolvimento nas cidades latino-americanas

14/11/2018 13h58

No próximo 23 de novembro, a partir das 9h, acontecerá o seminário internacional “Escalas de intervenção territorial: relações entre os PIU e os Planes Parciales”, promovido pela Universidade São Judas Tadeu – USJT no auditório principal do campus Mooca (Rua Taquari, 546 – Mooca), com a  presença de docentes da Universidad Pontifica Bolivariana – Medellín. Esse encontro contará com a participação da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) , por meio da SP-Urbanismo, empresa pública de planejamento urbano ligada à pasta, para discutir aspectos do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Setor Central.

A proposta abrange a área da Operação Urbana Centro – criada em 1997 com o objetivo de requalificar essa região do Município –, além de trechos dos distritos da Consolação, Liberdade, Belém e Mooca, propondo aumento populacional nos distritos correspondentes, com incentivo à oferta de emprego e serviços na região; política exclusiva para moradores em situação de rua e qualificação de moradia; melhorias de mobilidade e acessibilidade; preservação de imóveis de interesse históricos; fortalecimento dos polos econômicos e qualificação dos espaços públicos, acrescentando áreas verdes e novos mobiliários. Os Planes Parciales de Medellín (Colômbia), que  também serão abordados nesse seminário, são instrumentos de planejamento de escala intermediária sobre o qual se desenha a relação entre os espaços públicos e privados, possibilitando a aplicação de instrumentos de gestão e implantação consorciada.  

Aberto ao público, o seminário tem como objetivo proporcionar uma visão crítica sobre os processos de transformação territorial em desenvolvimento nas cidades latino-americanas, avaliando e comparando as diferentes escalas de projetos, no caso, São Paulo e Medellín.

O seminário terá abertura do presidente da SP-Urbanismo, arquiteto José Armênio de Brito Cruz, e Paula Dardes, coordenadora do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da USJT. O PIU Setor Central será apresentado por Leonardo Amaral Castro, diretor de Desenvolvimento da SP Urbanismo, e arquiteta Rita Gonçalves, coordenadora do Projeto. Os Planes Parcialles de Medelín serão discutidos pelo Prof. Dr. Juan Carlos Garcia Bocanegra, da Universidad Pontifica Bolivariana – Medellín. Após as apresentações,  haverá debates com a participação de alunos e professores da Universidade São Judas.

 

Confira a programação completa abaixo:

9h00 - Abertura

Profa. Dr. Paula Dardes - Coordenadora do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo da USJT

José Armênio de Brito Cruz – presidência da SP-Urbanismo

 

9h20 - Apresentação do PIU Setor Central - São Paulo

Leonardo Amaral Castro – Diretor de Desenvolvimento SP-Urbanismo

Rita Gonçalves – Coordenadora do PIU Setor Central SP-Urbanismo

 

10h00 - Apresentação dos Planes Parciales - Medellín

Prof. Dr. Juan Carlos Garcia Bocanegra – Universidad Pontifica Bolivariana – Medellín

 

10h40 - Debate

Prof. Dr. Adilson Costa Macedo – Arquitetura e Urbanismo USJT

Profa. Dra. Eneida de Almeida – Arquitetura e Urbanismo USJT

Prof. Dr. Fernando Bruno – Direito USJT

 

Mediação

Prof. Msc Gustavo Partezani