São Paulo Urbanismo completa 13 anos sendo referência em planejamento urbano na capital paulista

A empresa apresenta em seu vasto currículo obras e equipamentos públicos que fazem parte da história da cidade

Empresa municipal responsável pelo planejamento do desenvolvimento urbano da capital paulista, a São Paulo Urbanismo completa nesta quinta-feira (08) 13 anos de existência com um legado relevante de projetos concebidos para a construção de uma São Paulo cada vez melhor. Ao longo de pouco mais de uma década, a SP Urbanismo apresentou à cidade soluções em diversas escalas para responder à altura os mais diferentes desafios urbanísticos no Município.

Do desenvolvimento de Projetos de Intervenção Urbana, popularmente conhecidos como PIUs, a requalificação de espaços públicos, a SP Urbanismo tem se tornado referência no território brasileiro na promoção de planos e projetos urbanos. Esse reconhecimento está no DNA da empresa, que surgiu, em 8 de dezembro de 2009, com a cisão da histórica Empresa Municipal de Urbanização (EMURB).

Juntas, SP Urbanismo e Emurb apresentam um vasto currículo de obras e equipamentos públicos que fazem parte da história da cidade como a reestruturação do Edifício Martinelli; as reurbanizações do Vale do Anhangabaú, da Praça da Sé e da Praça Roosevelt; o projeto de requalificação dos calçadões do Centro Histórico e tantos outros.

O ano de 2022 tem sido emblemático para a pauta urbanística de São Paulo e, especialmente, para a SP Urbanismo, que contribuiu neste ano sobretudo, para o plano de recuperação do centro da cidade.

Conheça os projetos de destaque da SP Urbanismo em 2022:


PIU Setor Central

A Prefeitura de São Paulo sancionou em 2022 o novo plano urbanístico para o centro de São Paulo. A Área de Intervenção Urbana (AIU) do Setor Central é resultado da aprovação do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Setor Central, desenvolvido pela SP Urbanismo. A expectativa é que nos próximos 20 anos o centro receba 220 mil novos moradores por meio de incentivos à habitação, mobilidade ativa e muito mais.


Concurso Reinventing Cities SP

A Prefeitura recebeu em 2022 projetos urbanos inovadores para a requalificação de quatro áreas no centro da cidade por meio do Concurso Internacional Reinventing Cities São Paulo, organizado pela SP Urbanismo e a Rede Global C40 Cities. As melhores propostas foram premiadas e serão implementadas na cidade.


Esquina História

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Urbanismo, entregou as obras de Requalificação da Esquina Histórica de São Paulo, o famoso cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João, no centro da cidade. Após oito meses de intervenção, a Esquina Histórica ganhou calçadas mais acessíveis e seguras aos pedestres, placas de identificação de ruas que remetem à São Paulo antiga, ordenamento da fiação aérea e subterrânea, recapeamento asfáltico, esculturas artísticas e restauro de postes históricos de iluminação.


Vila Reencontro

A SP Urbanismo também atuou em parceria com outras secretarias municipais em 2022 para o desenvolvimento de projetos. Um deles foi o projeto arquitetônico para uma vila de moradias transitórias (Programa Reencontro) em uma área municipal subutilizada no Pari, centro da cidade, destinadas à população em situação de rua. A expectativa é que o complexo receba até 270 moradias modulares para acolher, de forma temporária, até 1.080 pessoas em situação de rua.


Leilões de CEPAC’s

Depois de um jejum de dez anos, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Urbanismo, voltou a realizar os leilões de Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACs) da Operação Urbana Água Espraiada. Foram arrecadados R$ 570 milhões em dois leilões para investimentos em obras e serviços na área de intervenção da Operação Urbana na zona sul da cidade.


Boulevard da Diversidade

A região da Avenida Paulista também fez parte dos esforços da SP Urbanismo. Em parceria com a Subprefeitura da Sé, foi anunciado o resultado final do Edital de Chamamento Público que selecionou a entidade responsável pela implantação e manutenção de um novo boulevard na região da Paulista. O espaço de uso público ficará ao longo da Alameda das Flores e no trecho da Rua São Carlos do Pinhal entre a Alameda Rio Claro e a Rua Itapeva.