SP Urbanismo desenvolve projeto para moradias transitórias no Pari destinadas à população em situação de rua

Vila Reencontro – Unidade CMTC deve receber 270 casas modulares, além de equipamentos e infraestrutura necessários ao atendimento de até 1.080 pessoas

A SP Urbanismo desenvolveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o projeto arquitetônico para que uma área municipal subutilizada no Pari, no centro da cidade, receba moradias transitórias do Programa Reencontro.

Localizado na Avenida Cruzeiro do Sul, o terreno já foi sede do antigo CMTC Clube e tem uma área de 31 mil m². A expectativa é que ele receba até 270 moradias modulares para acolher, de forma temporária, até 1.080 pessoas em situação de rua. Além das moradias transitórias, foram projetados para o local dez módulos de apoio.

Considerando o aspecto social e humanizado do Programa Reencontro, o trabalho da SP Urbanismo consistiu em planejar a disposição, no local, das casas modulares e de edificações de apoio para a população atendida. Ao setorizar o terreno em vilas, o objetivo é favorecer uma gestão mais eficiente do espaço e fomentar áreas de convivência e lazer.

A SP Urbanismo encaminhou o projeto arquitetônico à SMADS em 03 de novembro. A continuidade do projeto ficará sob responsabilidade da SP-Obras.

Com cerca de 18 m², cada uma das moradias modulares será equipada com banheiro e cozinha, podendo abrigar até quatro pessoas. De acordo com informações de SMADS, para o atendimento da população em situação de vulnerabilidade, o espaço receberá cozinha comunitária, refeitório, brinquedoteca, lavanderia, horta social, aparelhos de ginástica ao ar livre e equipamentos para atendimentos socioassistenciais.

 

Projeto arquitetônico elaborado pela SP Urbanismo para Vila Reencontro – Unidade CMTC

 

O Programa

O Programa Reencontro é resposta do Município para enfrentar o crescimento da população em situação de rua causado pela pandemia. Inspirado no modelo conhecido como "housing first" (moradia primeiro), originário de países da Europa e dos Estados Unidos, seu objetivo é garantir que essa população tenha acesso imediato à moradia.