SP Urbanismo e Sub Sé fecham parceria para novo boulevard na região da Avenida Paulista

Espaço de uso público ficará ao longo da Alameda das Flores e em trecho da Rua São Carlos do Pinhal; resultado do chamamento público foi publicado no Diário Oficial

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Urbanismo e da Subprefeitura da Sé, publicou, no Diário Oficial deste sábado (17), o resultado final do Edital de Chamamento Público que selecionou a entidade responsável pela implantação e manutenção de um novo boulevard na região da Avenida Paulista. O espaço de uso público ficará ao longo da Alameda das Flores e no trecho da Rua São Carlos do Pinhal entre a Alameda Rio Claro e a Rua Itapeva. Confira a publicação, clicando aqui.

O boulevard oferecerá mobiliários urbanos à população, pontos de acesso gratuito à internet, mercado de orgânicos e de alimentação e atividades sociais, culturais e educativas. A transformação da área pública acontecerá por meio de um acordo de cooperação com a organização da sociedade civil “São Paulo Capital da Diversidade”. Além da implantação do boulevard, a entidade será responsável por sua manutenção pelo prazo de 30 anos.

A Prefeitura exige que o novo boulevard público da cidade seja executado em três etapas. A Etapa 1 destina-se à requalificação urbana ao longo da Alameda das Flores e no trecho da Rua São Carlos do Pinhal, entre a Alameda das Flores e a Rua Itapeva, como melhorias das calçadas, da sinalização para os pedestres, além de áreas verdes. A segunda etapa (Etapa 2) é destinada à instalação de mobiliário urbano, como bancos. A terceira e última fase (Etapa 3) prevê a implantação de pontos de acesso gratuito de internet para a população e de um mercado de produtos orgânicos e de alimentação, bem como a realização de atividades socioculturais e educacionais.

A data para assinatura do acordo de cooperação entre a Prefeitura e a São Paulo Capital da Diversidade será divulgada em breve.

 

Histórico

O Edital de Chamamento Público teve como origem uma manifestação de interesse social apresentada à Prefeitura por uma associação privada em outubro de 2021. Em 3 dezembro daquele ano, o Município promoveu audiência pública para colher contribuições da sociedade civil para elaboração do edital.

A implantação do boulevard foi aprovada pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) em 1º de dezembro de 2021.