Região da Praça Roosevelt ganhará mirante referência em sustentabilidade ambiental

Comunicado sobre certame licitatório foi publicado nesta terça-feira; abertura de proposta será no dia 7 de junho

Belvedere. Comunicado: certame licitatório

Uma pequena área isolada do restante da Praça Roosevelt após o cruzamento da Rua Augusta, na região central, será requalificada pela Prefeitura de São Paulo para se tornar um novo mirante na cidade. O espaço está sendo projetado para ser referência em preservação ambiental e ampliação da biodiversidade. Implantação de jardins de chuva para reduzir a poluição no local e de espaço de lazer com arquibancada, iluminação qualificada e novo piso são intervenções previstas pelo Município. O objetivo do projeto Belvedere Roosevelt é tornar a área pública um modelo de sustentabilidade.

Nesta terça-feira (17), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a SP Urbanismo, publicou, no Diário Oficial, despacho autorizatório e comunicado para o Certame Licitatório para a contratação de projetos básicos, projetos executivos e execução das obras. Confira mais informações ao final desta matéria.

O Belvedere Roosevelt é um mirante localizado no eixo urbano Leste-Oeste, em área remanescente da estrutura projetada para a conexão das vias Amaral Gurgel, Elevado Presidente João Goulart e Viaduto Júlio de Mesquita Filho. Sua posição oferece um belo visual para as escadarias da Praça Roosevelt, no sentido oeste, e para o eixo das vias João Passaláqua e Viaduto Júlio de Mesquita Filho, no sentido leste.

Hoje o espaço encontra-se sem utilização. Para alterar este cenário, a SP Urbanismo propõe a criação de uma área com elementos de Infraestrutura Verde e Soluções Baseadas na Natureza (SbNs). O conceito, adotado desde 2018 pela SP Urbanismo em seus projetos, busca estimular o desenvolvimento sustentável e unir a conservação da biodiversidade ao desenvolvimento econômico e bem-estar da população.

De forma inovadora na cidade, é prevista a implantação de jardins de chuva na escadaria lateral que leva até o sacolão Avanhandava capazes não só de absorver a água, mas também de filtrá-la. A técnica, conhecida como fitorremediação, ajuda a reduzir a poluição de solo, água e até mesmo do ar. O espaço será construído de forma a permitir que a água seja esvaziada por caminhão pipa e utilizada para limpeza pública. Vale destacar ainda que ele será sustentável até mesmo na concepção, uma vez que serão utilizados entulhos da obra na requalificação.

Ainda no campo da sustentabilidade, o projeto prevê a instalação de placas solares e uma turbina eólica que vão gerar energia para o funcionamento do próprio local.

Os usuários do espaço ainda poderão aproveitar uma área de convívio com arquibancada, nova iluminação e piso requalificado.

A expectativa é que essa nova área pública da cidade se torne educativa em termos patrimoniais, paisagísticos, em estratégias de sustentabilidade e em tratamento/polimento de águas de chuva por fitorremediação, atraindo o interesse de estudantes e pesquisadores.

 

Requalificação do Centro

O projeto Belvedere Roosevelt integra um amplo plano de requalificação da região central. Ele inclui outras ações, como a requalificação de calçadões e calçadas do Centro Histórico, a reforma do Vale do Anhangabaú, o Parque Augusta – Prefeito Bruno Covas, o Projeto Esquina Histórica, o uso do Elevado João Goulart (Minhocão) como espaço de lazer e o Programa Requalifica Centro, que incentiva o retrofit de prédios antigos da região.

A expectativa é que esses projetos promovam transformações no centro de modo a atrair investimentos e estimular que proprietários promovam melhorias em edifícios do local, como a restauração de fachadas. Para essa opção, a SP Urbanismo desenvolveu o Manual do Centro Histórico. Clique para acessá-lo.

 

Certamente Licitatório

A sessão pública para entrega e abertura dos envelopes com as propostas acontecerá no próximo dia 7 de junho no auditório da SP Urbanismo. O endereço é Rua Líbero Badaró, 15º andar, sala 504 – Centro/São Paulo.

Será escolhida a entidade que oferecer o menor preço para executar as intervenções previstas no Certame. O valor de referência está estimado em R$ 3.993.169,28.

Os projetos e a própria obra serão custeados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB). O prazo de vigência do contrato decorrente da licitação será de 9 meses.

Dúvidas sobre o processo licitatório deverão ser encaminhadas à licita@spurbanismo.sp.gov.br

O Edital de Licitação Pública e seus Anexos estão disponíveis em http://e-negocioscidadesp.prefeitura.sp.gov.br/