SP Urbanismo, ACSP e AsBEA-SP assinam Termos de Cooperação para Concurso Internacional Reinventing Cities São Paulo 2022

Objetivo da competição é selecionar projetos de requalificação para quatro áreas públicas da região central; inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 20 de setembro

Foto: SP Urbanismo

 

Nesta terça-feira (06), a SP Urbanismo, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo (AsBEA-SP) assinaram Termos de Cooperação para apoio ao Concurso Internacional Reinventing Cities São Paulo 2022.

A cerimônia foi realizada na sede da Associação Comercial e contou com a participação de diversos representantes da SP Urbanismo e das associações da sociedade civil que enalteceram a importância do concurso para a cidade.

Para o presidente da SP Urbanismo, Cesar Azevedo, a competição global ajuda a colocar o centro de São Paulo e seu desafio de requalificação em evidência para além do Brasil. “Hoje temos a oportunidade do mundo debruçar suas atenções para o centro de São Paulo. Fazemos parte de um grupo de cidades que são protagonistas em planejamento urbano e arquitetura, como Milão, Barcelona, Singapura e Paris. O concurso Reinventing Cities se integra a um grande programa de requalificação da região central, cujo objetivo é torná-la mais democrática, sustentável, dinâmica e segura”, declarou.

Na mesma linha, o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alfredo Cotait Neto, exaltou a necessidade de requalificação da área central por meio de esforços entre poder público e a sociedade civil. “Todos os assuntos da cidade de São Paulo são de interesse da Associação Comercial. Celebro a assinatura deste Termo de Cooperação como uma oportunidade para trabalharmos juntos em prol da valorização do centro histórico”.

Por sua vez, a presidente da AsBEA-SP, Milene Abla Scala, destacou o trabalho da rede global de cidades C40 e fez um apelo para o engajamento de arquitetos e urbanistas na competição. “O concurso é de extrema importância para a revitalização dessas áreas públicas degradadas do centro. Convidamos arquitetos para que participem e ajudem a transformar esses espaços, que hoje priorizam os veículos, em locais apropriados para o uso das pessoas”.

O Concurso Internacional Reinventing Cities São Paulo é uma parceria entre SP Urbanismo e a rede global de cidades C40 Cities. O objetivo é transformar quatro áreas públicas subutilizadas da região central em espaços mais convidativos à permanência das pessoas e ao uso de meios de transporte não poluentes, como bicicletas. São Paulo faz parte de um grupo seleto de cidades do mundo participantes deste concurso e, neste ano, é a única representante da América Latina.

Durante o evento desta terça-feira, a Comissão Julgadora que selecionará os melhores projetos de requalificação também foi anunciada.

As inscrições para o Reinventing Cities São Paulo 2022 são gratuitas e devem ser feitas até o dia 20 de setembro pelo site da rede C40. Participe!

 

Objetivos do Concurso

Transformar espaços residuais do sistema viário subutilizados da região central de São Paulo em áreas de estar e lazer mais convidativas à circulação de pedestres e ao uso de meios de transporte não poluentes, além de promover a sustentabilidade do espaço público, a acessibilidade, a valorização do patrimônio histórico e a criação de espaços agradáveis para a convivência de toda a população.

 

Cronograma

18/07 a 20/09 – Período de Inscrições

05 a 07/10 – Envio das propostas

10 a 14/10 - Análise das propostas

A partir de 19/10 (data a definir) - Anúncio das propostas vencedoras

24/10/2022 a 24/01/2023 - Elaboração dos projetos executivos selecionados

 

Informações

Para mais informações sobre o concurso, acesse o site da SP Urbanismo.