SP Urbanismo e C40 realizam live sobre “Reinventing Cities São Paulo”, concurso internacional de projetos de requalificação de áreas públicas no centro de SP

Evento será transmitido na próxima quarta-feira (31), a partir das 17h, no Instagram da SP Urbanismo; interessados têm até o dia 20 de setembro para se inscreverem na competição

A SP Urbanismo e a rede global de cidades C40 Cities realizam, no próximo dia 31, a partir das 17h, live sobre o “Reinventing Cities São Paulo”, Concurso Internacional que vai selecionar projetos urbanos para quatro áreas públicas subutilizadas da região central da cidade. O objetivo é torná-las mais convidativas à permanência das pessoas e ao uso de meios de transporte não poluentes, como bicicletas. São Paulo faz parte de um grupo seleto de cidades do mundo participantes deste concurso e, neste ano, é a única representante da América Latina.

A live terá como tema “São Paulo no Reinventing Cities 2022 - Participação inédita da cidade na competição global para requalificar o centro de SP”. O presidente da SP Urbanismo, César Azevedo, e o diretor do C40 para a América Latina, Ilan Cuperstein, são os convidados para a conversa.

Durante a live será abordada a relevância do concurso para a cidade de São Paulo e como ele pode auxiliar no plano da gestão municipal de requalificar áreas públicas na região central. Um breve histórico sobre o concurso e sua contribuição para o urbanismo sustentável mundial também serão destacados. Por fim, serão comunicados aspectos diversos da competição, como calendário, regras e prêmios.

O evento será transmitido através do perfil da SP Urbanismo no Instagram. Ao final do encontro, os palestrantes responderão questões enviadas através do chat da plataforma. A live, portanto, será uma oportunidade para que os interessados em participar do concurso tirem suas dúvidas.

As inscrições para o Reinventing Cities São Paulo vão até 20 de setembro. Para participar, preencha o formulário disponível no site da rede C40.

 

Objetivos do Concurso

Transformar espaços residuais do sistema viário subutilizados da região central de São Paulo em áreas de estar e lazer mais convidativas à circulação de pedestres e ao uso de meios de transporte não poluentes, além de promover a sustentabilidade do espaço público, a acessibilidade, a valorização do patrimônio histórico e a criação de espaços agradáveis para a convivência de toda a população.

 

Cronograma

18/07 a 20/09 – Período de Inscrições

05 a 07/10 – Envio das propostas

10 a 14/10 - Análise das propostas

A partir de 19/10 (data a definir) - Anúncio das propostas vencedoras

24/10/2022 a 24/01/2023 - Elaboração dos projetos executivos selecionados

 

Informações

Para mais informações sobre o concurso, acesse o site da SP Urbanismo.