Prefeitura de São Paulo abre consulta pública para desenvolvimento do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste

População poderá enviar contribuições de forma online até 17 de abril; plano abrange 14 distritos da cidade e busca reorganizar o território de boa parte da zona leste

Nesta segunda-feira (21), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e da SP Urbanismo, abre a primeira consulta pública online sobre o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste. O espaço de participação ficará disponível para receber contribuições na plataforma Participe+ até o dia 17 de abril. Clique aqui para participar.

A elaboração de um projeto urbanístico para o Arco Leste atende o Plano Diretor Estratégico (PDE). A lei determina o desenvolvimento de PIUs para as áreas contidas na Macroárea de Estruturação Metropolitana (MEM). Esta região tem papel estratégico na reestruturação urbana da cidade.

A consulta pública traz documentos prévios à elaboração do PIU Arco Leste. São eles: Diagnóstico da área estudada e o Programa de Interesse Público da futura intervenção. As contribuições enviadas pela sociedade civil nessa etapa auxiliarão a SMUL e a SP Urbanismo a prosseguirem com o desenvolvimento do projeto.

Saiba mais abaixo sobre o PIU Arco Leste:

 

O que é PIU Arco Leste?

O PIU Arco Leste abrange uma área de 4.536 hectares, o equivalente a 5 mil campos de futebol. Ele corta 14 distritos da cidade: Brás, Belém, Mooca, Tatuapé, Vila Maria, Penha, Vila Matilde, Ponte Rasa, Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Vila Jacuí, São Miguel, Vila Curuçá e Itaim Paulista. Por essa região passam uma linha de Metrô (Linha 3-Vermelha), três linhas de trem da CPTM (Linha 11-Coral, Linha 12-Safira e Linha 13-Jade), terminais de ônibus e faixas exclusivas.

Por conta de sua heterogeneidade, esse território é dividido pelo plano urbanístico em três porções. A porção oeste, formada pelos núcleos Tatuapé, Penha, Vila Maria e Cangaíba, é onde se observa o maior desenvolvimento da região, com a presença de usos diversificados (prédios de alto e médio padrão, indústrias, armazéns), mas que ainda assim necessita de mais opções de empregos. Na porção central, composta pelos núcleos Avenida São Miguel e Ermelino Matarazzo, a predominância é de prédios de médio padrão e baixo índice de empregos por habitantes. Por fim, integrada pelos núcleos Centro de São Miguel e Avenida Marechal Tito, a porção leste é a que possui maior precariedade habitacional e pouca oferta de vagas trabalho formal.

Na prática, o PIU Arco Leste tem como objetivos a redução da precariedade habitacional, a ampliação do acesso da população à rede de serviços públicos, o equilíbrio entre empregos e moradias, fortalecendo e expandindo novas centralidades locais na direção das áreas mais povoadas e menos providas de ofertas de trabalho, e o incentivo aos modos de transporte não motorizados (pedestres e cliclistas) e associados ao transporte coletivo.