Exposição de Portinari na Avenida Paulista é aprovada para celebrar Semana de Arte Moderna de 1922

Instalação de 26 painéis no canteiro central da via foi autorizada pela CPPU e está prevista para começar dia 20

Nesta quarta-feira (09), a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) aprovou a instalação, na Avenida Paulista, de painéis com reprodução de obras do artista plástico brasileiro Candido Portinari para comemorar o centenário da Semana da Arte de Moderna de 1922.

O colegiado da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) autorizou a exposição, entre os dias 20 de fevereiro e 22 de março, de 26 peças com as artes de Portinari em postes de iluminação pública localizados no canteiro central da Avenida Paulista, entre a Praça Oswaldo Cruz e a Rua Haddock Lobo. Elas terão dimensões de 1,5m de largura por 2,0m de altura, sem inserção de logos ou marcas dos realizadores ou patrocinadores.

Além da Avenida Paulista, a CPPU, considerada guardiã da Lei Cidade Limpa, aprovou a adesivação dos vidros traseiros de 80 ônibus do sistema público de transporte municipal com artes de Portinari. Outros 200 coletivos intermunicipais administrados pela EMTU também participarão da iniciativa. A ação deve começar na segunda quinzena de fevereiro e tem prazo de duração indeterminado.

As intervenções urbanas propostas são de responsabilidade do Museu da Imagem e do Som (MIS), do Governo do Estado de São Paulo. Elas fazem parte da exposição denominada “Portinari para Todos”, a ser realizada no próprio museu e que integra o calendário oficial de comemorações dos 100 anos da Semana de 1922.

Sem qualquer tipo de publicidade, as duas exposições temporárias foram consideradas pela CPPU de caráter predominantemente cultural e, portanto, de acordo com a Lei Cidade Limpa (Lei nº 14.223/2006).