Prefeitura apresenta três novas intervenções urbanas para São Paulo


Ilustração mostra o reagrupamento das três Operações Urbanas Consorciadas

O prefeito e o secretário de Desenvolvimento Urbano, apresentaram nesta quinta-feira (6) os detalhes do projeto das três novas operações urbanas para a Cidade de São Paulo - Lapa-Brás, Mooca-Vila Carioca e Rio Verde-Jacu - e disponibilizou os Termos de Referência para consulta pública. "Com estas propostas, que estão sendo apresentadas teremos a oportunidade de fazer transformações muito significativas em áreas degradadas da cidade, sob o ponto de vista do planejamento urbano", disse Kassab.

São projetos estratégicos, que têm como objetivo concretizar as diretrizes do Plano Diretor e que propõem a ocupação de parte da orla ferroviária que se encontra subutilizada entre os bairros Lapa e Brás, Mooca e Vila Carioca. As ações também buscam a geração de empregos e a melhoria das condições de moradia no extremo da Zona Leste, diminuindo a necessidade de deslocamentos diários entre essa região e o Centro. Questões ambientais também serão contempladas nas intervenções, com a criação de parques, aumento das áreas permeáveis e melhoria da drenagem.

A Prefeitura divulgou diretrizes e propostas preliminares para essas áreas. Serão contratadas empresas para o desenvolvimento dos projetos sempre a partir das orientações propostas pelo Poder Público, com a participação da Sociedade Civil. Dessa forma, busca-se construir com a sociedade uma visão conjunta para a transformação dessas áreas.

Os termos de referência ficarão disponíveis durante um mês para consulta pública, aguardando as contribuições da Sociedade Civil. Os passos incluem a proposta do edital, que também será objeto de consulta pública, a licitação e o desenvolvimento dos projetos. A expectativa é de que os projetos estejam concluídos no segundo semestre de 2011. Os mesmos subsidiarão a elaboração das propostas de lei para essas operações urbanas a serem encaminhadas ao Legislativo.

O secretário Miguel Bucalem detalhou o programa, que busca aproximar os empregos das moradias, ocupando áreas que têm infra-estrutura, mas que estão ociosas. "Isso pode beneficiar a cidade do ponto de vista global, diminuindo deslocamentos ao aproximar os empregos das moradias, propiciando novos locais de convivência e novas áreas públicas", explicou.