47 - Cai participação do município de São Paulo no PIB brasileiro em 2018

Capital paulista continua como principal centro econômico do Brasil, porém perde peso na economia nacional em período de redução das taxas de juros.

Neste novo número da série Informes Urbanos são analisados os dados relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) do município de São Paulo em comparação aos demais municípios e aos estados brasileiros. As informações provém da recente atualização das bases estatísticas dos PIBs municipais realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com diversos órgãos públicos, e tem como novidade a inclusão do ano de 2018, base para este estudo.

O destaque da publicação fica por conta da queda da participação do município no PIB nacional, atingindo 10,2% em 2018, menor marca observada desde o início da série disponibilizada pelo IBGE. O declínio em 2018 parece estar ligado à expressiva concentração do setor financeiro no território paulistano, que perdeu peso na economia nacional devido, principalmente, à redução da taxa de juros.

Acesse o estudo na íntegra.