ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
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Informe Urbano nº 53 -Evolução da ocupação construtiva em ZEIS entre 2002 e 2017
27 de maio de 2022
Quais foram as mudanças na ocupação construtiva das ZEIS entre 2002 e 2017? Para responder essa questão este Informe Urbano identificou três condições: se houve ampliação, redução ou a manutenção da ocupação construtiva. A partir da leitura comparativa de imagens orbitais, é possível afirmar que 10% das ZEIS tiveram aumento em sua ocupação horizontal o que equivale a uma área de 10 Parques Ibirapuera somados ou cerca de 14 mil hectares. Isto ocorreu nas ZEIS de vazios (ZEIS 2 e 4) mas principalmente nas ZEIS 1 ocupadas por assentamentos precários. O estudo aponta ainda que as mudanças foram mais flagrantes nas macroáreas da periferia da cidade em detrimento das mais centrais, regiões que apresentam maior necessidade de investimentos públicos para garantir qualidade e habitabilidade.
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52 - Atividade econômica nos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana
11 de maio de 2022
A partir de dados de emprego formal nos anos de 2014 e 2019 procurou-se entender a evolução da atividade econômica dos Eixos em comparação ao restante do território da capital paulista, levando em conta ainda a presença dos empregos nas macroáreas que cortam os eixos.
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51 - Nota Técnica 1 - Projeções populacionais para macroáreas do PDE
31 de março de 2022
A população estimada para o Município de São Paulo para o ano de 2020 é de 11.869.660 habitantes. A Macroárea de Redução da Vulnerabilidade Urbana (MRVU) concentra não apenas o maior número absoluto de pessoas como também uma densidade populacional maior que 150 habitantes por hectare. Essas e outras informações foram organizadas e disponibilidades pela Coordenadoria de Produção e Análise da Informação de SMUL a partir da base de projeção populacional da Fundação SEADE.
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50 - Adensamento construtivo nos Eixos e Macroáreas a partir dos dados do IPTU
17 de março de 2022
Analisando o banco de dados do IPTU de 1995 a 2020, verifica-se que a cidade está se tornando mais densa do ponto de vista construtivo. Essa constatação é possível a partir do levantamento da quantidade de metros quadrados construídos, do coeficiente de aproveitamento e da taxa de ocupação. Entenda como essa dinâmica deu-se nos Eixos definidos pelo Plano Diretor Estratégico (PDE) 2014 em relação às respectivas Macroáreas.
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49 - Produção e disponibilidade de alimentos no Município de São Paulo
28 de junho de 2021
Em 2019, ano anterior à pandemia, eram raras as localidades na cidade de São Paulo em que, no raio de um quilômetro, não havia nenhum estabelecimento de comércio de alimentos in natura (feiras livres, sacolões e mercados municipais, açougues, peixarias, mercados, supermercados e outros).
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48 - Imigrantes no Cadastro Único: Perfil dos cadastrados e dos beneficiários
14 de maio de 2021
Mais de 60% dos imigrantes inscritos no CadÚnico estão desempregados. Dos que trabalham, 80% atuam por conta própria. Publicação aponta as principais características desse grupo social fortemente impactado pela pandemia do novo coronavírus
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47 - Cai participação do município de São Paulo no PIB brasileiro em 2018
11 de maio de 2021
Capital paulista continua como principal centro econômico do Brasil, porém perde peso na economia nacional em período de redução das taxas de juros.
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46 - Concentração do setor bancário no Município de São Paulo
25 de fevereiro de 2021
Estudo revela que 60% das sedes bancárias brasileiras estão localizadas em São Paulo, porém essa atividade está concentrada em poucas regiões da cidade.
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45 - Quem são os produtores agrícolas da Zona Sul de São Paulo
04 de junho de 2020
Estudo baseado no Cadastro das Unidades de Produção Agropecuária da Zona Sul do Município de São Paulo, elaborado pelo Cebrap, apresenta as características dos agricultores e das propriedades agrícolas da Zona Sul de São Paulo. O banco de dados utilizado será disponibilizado no Geosampa.
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44 - Mulheres e seus deslocamentos na cidade: uma análise da pesquisa Origem e Destino do Metrô
06 de março de 2020
Estudo mostra que mulheres fazem mais viagens motivadas por educação e saúde e realizam mais viagens por meio do transporte coletivo ou a pé. Além disso, aponta que renda, localização da moradia, idade e atribuições familiares influenciam a locomoção feminina em São Paulo.