47 - Cai participação do município de São Paulo no PIB brasileiro em 2018

Capital paulista continua como principal centro econômico do Brasil, porém perde peso na economia nacional em período de redução das taxas de juros.

 Neste novo número da série Informes Urbanos são analisados os dados relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) do município de São Paulo em comparação aos demais municípios e aos estados brasileiros. As informações provém da recente atualização das bases estatísticas dos PIBs municipais realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com diversos órgãos públicos, e tem como novidade a inclusão do ano de 2018, base para este estudo.

No referido ano o Município teve um PIB estimado de R$ 715 bilhões, conservando a primeira colocação dentre os municípios brasileiros e superando também os PIBs de praticamente todos os estados brasileiros, com exceção de São Paulo e Rio de Janeiro. O setor terciário da economia (comércio e serviços) respondeu por cerca de 90% do produto gerado e o secundário (indústria, incluindo construção civil e serviços industriais de utilidade pública) pelos 10% restantes.

O destaque da publicação, no que se refere à capital paulista, fica por conta da queda da participação do município no PIB nacional, atingindo 10,2% em 2018, menor marca observada desde o início da série disponibilizada pelo IBGE. O declínio em 2018 parece estar ligado à expressiva concentração do setor financeiro no território paulistano, que perdeu peso na economia nacional devido, principalmente, à redução da taxa de juros.

Acesse o estudo na íntegra.