O deslocamento por bicicleta na cidade de São Paulo é o foco deste estudo elaborado a partir dos microdados da pesquisa Origem e Destino do Metrô. Verifica-se que há um contingente crescente de pessoas que se deslocam por esse meio e que geraram em 2017 cerca de 220 mil viagens, 48% a mais do que verificado em 2007. Esse crescimento se deu onde há sistema cicloviário mais articulado (regiões Oeste, centro e sul 1) e vem a se somar à emergência de um novo perfil de usuário mesmo que minoritário (16%) composto por homens de renda média e alta e de maior escolaridade que vivem, trabalham e circulam por essas áreas. Esses eram pouquíssimos em 2007 (cerca de 3,2% dos ciclistas) e se tornaram 16,2% em 2017.
As periferias, por sua vez, apesar de perder ciclistas, mantém a maior parte dos usuários que é constituída por homens, de classe de renda baixa , que se deslocam para ir ao trabalho. Cabe salientar que foram nestas regiões que houve um aumento significativo do automóvel como meio de deslocamento, como foi evidenciado pelo Informe Urbano 40.