39 - Microempreendedor individual paulistano: balanço de uma década

Completando uma década da regulamentação da figura jurídica do microempreendedor individual (MEI), o estudo mostra a grande expansão desta modalidade em todas as regiões do município de São Paulo.

O estudo foi elaborado a partir de uma colaboração entre SMDU e SMDET e retrata a expansão e a caracterização do microempreendedor individual (MEI) no município de São Paulo, bem como sua distribuição no território intraurbano, com base nos dados do Portal do Microempreendedor-MEI e dos cadastros de SMDET.

Nos primeiros seis meses após a regulamentação, em 2009, já havia mais de 3 mil inscritos no município e atualmente são quase 700 mil. As mulheres, apesar de não predominantes, têm expressiva participação no total dos MEIS do município. A faixa etária com mais inscritos é aquela entre 31 e 40 anos. Há uma crescente participação de imigrantes nessa categoria de empreendedor, destacando-se os bolivianos, chineses e nigerianos.

O setor de serviços abrange cerca de 60% dos microempreendedores, seguidos pelo comércio (23%). A maioria dos MEIs possui sede na própria residência e, portanto, sua distribuição territorial no município está bastante aderente à distribuição populacional. Grajaú, Cidade Ademar, Jardim São Luís destacam-se entre os distritos que apresentam maior número de MEIs. Já em termos de densidade de MEIs por área, há maior concentração no Brás e na região central. Dentre as regiões, a Zona Leste apresenta a maior quantidade, com aproximadamente 200 mil inscritos.
 

Acesse o estudo na íntegra