PREFEITURA DE SÃO PAULO

18 - Na cidade de São Paulo quase um terço dos idosos trabalha.

Nos vários lugares da vida social, como era de se esperar, o idoso se insere conforme as características socioeconômicas que carregou ao longo da vida. Dessa maneira, o presente trabalho aponta algumas dinâmicas do idoso ocupado no mercado de trabalho. Quantos continuam em atividade? Como se distribuem no grau de escolaridade? Quais os rendimentos e responsabilidade no orçamento familiar? Quais os tipos de vínculo a que estão sujeitos? O idoso ocupado se diferencia dos demais ocupados paulistanos? Estão melhor ou pior inseridos no mercado?

08/01/2014 17h07

No município de São Paulo viviam, em 2010, 1,3 milhão de idosos (indivíduos com mais de 60 anos). Desses, 27,3% estavam ocupados, perfazendo em números absolutos mais de 365 mil, considerável contingente envolvido em atividades produtivas. Do total da população ocupada, o percentual de idosos chega a 6,6%, cifra de destaque quando se trata da importância do mercado de trabalho paulistano.

Apesar da velhice ser tratada de maneira homogeneizante, o fato é que os indivíduos não vivem essa etapa da vida da mesma maneira. Nos vários lugares da vida social, como era de se esperar, o idoso se insere conforme as características socioeconômicas que carregou ao longo da vida. Dessa maneira, o presente trabalho aponta algumas dinâmicas do idoso ocupado no mercado de trabalho. Quantos continuam em atividade? Como se distribuem no grau de escolaridade? Quais os rendimentos e responsabilidade no orçamento familiar? Quais os tipos de vínculo a que estão sujeitos? O idoso ocupado se diferencia dos demais ocupados paulistanos? Estão melhor ou pior inseridos no mercado?

Acesse o estudo na íntegra