Geologia - Notas

 

Fontes utilizadas

O mapa de relevo e geologia foi compilado de Coutinho (1980), Takiya (1997) e Rodriguez (1998). O modelo digital de terreno foi elaborado pela equipe do Atlas Ambiental do Município de São Paulo, com base no processamento de informações de altimetria (curvas de nível de 5 em 5 metros).


Termos utilizados

Relevo e geologia
O relevo são as formas e compartimentos da superfície do planeta: serra, montanha, colina, planalto, planície, entre outros.
Geologia (geos=terra; logus=conhecimento/estudo) é a ciência que estuda o meio natural do planeta. Segundo Prof. Dra. Maria Cristina Motta de Toledo (2008), do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, os objetivos da geologia podem assim resumidos:
· estudo das características do interior e da superfície da Terra, em várias escalas;
· compreensão dos processos físicos, químicos e físico-químicos que levaram o planeta a constituir-se tal como o observamos;
· definição da maneira adequada (não destrutiva) de utilizar os materiais e fenômenos geológicos como fonte de matéria-prima e energia para melhoria da qualidade de vida da sociedade;
· resolução de problemas ambientais causados anteriormente e estabelecimento de critérios para evitar danos futuros ao meio ambiente, nas várias atividades humanas;
· valorização da relação entre o ser humano e a natureza.


Referências

COUTINHO, J. M. Carta geológica da Região Metropolitana da Grande São Paulo. São Paulo: Emplasa, 2 fls. Escala 1:100.000, 1980.
RODRIGUEZ, S.K. Geologia urbana da Região Metropolitana de São Paulo. São Paulo, 171p. Tese (Doutorado). Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo. Anexo: mapa geológico escala 1:250.000, 1998.
TAKIYA, H. Estudo da sedimentação neogênico-quaternária no Município de São Paulo: caracterização dos depósitos e suas implicações na geologia urbana. São Paulo, 152p, Tese (Doutorado). Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo. Anexo: mapa geológico escala 1:150.000, 1997.
TOLEDO, M.C.M. O que é Geologia?, Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo, Publicado na Internet, 2008. Disponível em: http://www.igc.usp.br. Acesso em: 09 de junho de 2008.

 

Dúvidas e sugestões:

infocidade@prefeitura.sp.gov.br