Climatologia e atmosfera - Notas

Fontes utilizadas

Os dados de qualidade do ar, qualidade de água bruta para fins de abastecimento público e proteção da vida aquática e qualidade dos aterros foram extraídos dos relatórios anuais de qualidade do ar e água no Estado de São Paulo, elaborados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), que também gerou os índices da qualidade das águas. Os dados sobre áreas contaminadas, fornecidos pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, foram tabulados e transformados em banco de dados georreferenciados, para, em seguida, serem agregados por distritos municipais e subprefeituras, conforme estabelecido pelas Leis nº 11.220/1992 e nº 13.399/2002, esta última alterada pela Lei nº 13.682/2003.

Termos utilizados

Fumaça

Resultante da combustão – processo de queima de uma fonte de combustível, como a madeira, carvão, óleo ou gasolina – incompleta. É emitida por indústrias e veículos.

Monóxido de carbono

Gás incolor, inodoro e venenoso, produzido pela combustão incompleta de madeira, carvão, óleo e gasolina. Tem como principais fontes os veículos automotores e incêndios florestais.

Ozônio

Gás com odor característico e incolor. O ozônio produz efeitos benéficos ou maléficos – enquanto nas camadas elevadas da atmosfera, ele é importante no processo de filtragem dos raios ultravioletas, no nível do solo é perigoso porque, ao reagir com outros gases da atmosfera poluída, gera poluentes tóxicos.

Partículas inaláveis (PM10)

Partículas de diâmetro inferior a 10 micras, que penetram no aparelho respiratório, podendo atingir os brônquios e os alvéolos pulmonares e causar alergias, asma, irritação crônica das mucosas, bronquite, enfisema pulmonar e pneumoconiose. Nas cidades, as partículas inaláveis têm origem predominante nas emissões de tráfego, em particular dos veículos a gasolina, mas também em indústrias, construção civil e incêndios florestais.

Partículas totais em suspensão (PTS)

Partículas de material sólido ou líquido que ficam suspensas na atmosfera em forma de poeira, neblina, aerossol, fumaça ou fuligem, com uma faixa de tamanho menor que 100 micras. Têm como fontes principais, os processos industriais e veículos motorizados (exaustão), poeira de rua e queima de biomassa. As fontes naturais são pólen, aerossol marinho e solo.

Dióxido de enxofre (SO2)

Gás incolor, com forte odor, semelhante ao gás produzido na queima de palitos de fósforos. Suas principais fontes são os processos que utilizam queima de óleo combustível, refinarias de petróleo, veículos a diesel, polpas de papel.

Dióxido de nitrogênio (NO2)

Gás marrom avermelhado, com odor forte e muito irritante. Pode levar à formação de ácido nítrico, nitratos (que contribui para o aumento das partículas inaláveis na atmosfera) e compostos orgânicos tóxicos. Suas principais fontes são os processos de combustão em veículos automotores, processos industriais, usinas térmicas que utilizam óleo ou gás e incinerações.

Qualidade do ar

Medida pela quantificação de substâncias poluentes presentes no ar. A Resolução Conama n° 3, de 28/06/1990, considera “poluente atmosférico qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos, e que tornem ou possam tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade”.

 

Dúvidas e sugestões:

infocidade@prefeitura.sp.gov.br