Abastecimento Alimentar - Notas

A publicação de dados sistematizados de abastecimento alimentar na cidade de São Paulo tem como objetivo informar o munícipe sobre a disponibilidade e o acesso a alimentos. Essas informações são relevantes para a elaboração de uma análise do campo da Segurança Alimentar e Nutricional. As informações que apresentamos são referentes a feiras livres, mercados e sacolões que são do âmbito administrativo municipal. As informações foram obtidas da Secretaria Municipal das Subprefeituras, que é a gestora destes equipamentos. Abaixo, apresentamos os conceitos adotados.

Feira livre

As feiras livres oferecem legumes, verduras, frutas e outros alimentos, uma vez por semana, entre terça-feira e domingo. As feiras livres como conhecemos hoje foram institucionalizadas na cidade de São Paulo em 1914, por meio de um ato do prefeito Washington Luiz P. de Souza. A iniciativa foi o reconhecimento de algo que já ocorria informalmente na cidade. A primeira feira livre oficial, realizada a título de experiência, contou com a presença de 26 feirantes e teve lugar no Largo General Osório. A segunda, realizou-se no Largo do Arouche, com 116 feirantes, e a terceira foi no Largo Morais de Barros. Atualmente, são mais de 900 feiras realizadas em toda a cidade.

Mercado municipal

Os mercados municipais são pontos tradicionais de comercialização de alimentos de primeira qualidade, fazendo parte da história do bairro onde estão localizados e da cidade de São Paulo.

Sacolão municipal

Os sacolões municipais oferecem principalmente frutas, verduras e legumes. Também podem oferecer produtos de mercearia, produtos orgânicos e outras opções de alimentos pouco processados.

 

Dúvidas e sugestões:

infocidade@prefeitura.sp.gov.br