SuperSampa

 


O SuperSampa é um jogo de cartas para entender e conhecer a cidade de São Paulo. O jogo possui 33 cartas, uma para cada uma das 32 subprefeituras e 1 para o Município. Cada carta apresenta 6 atributos: Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), Índice de mobilidade, Taxa de alfabetização, Número de equipamentos de lazer, Cobertura vegetal e Área construída. Em cada rodada, um participante elege um atributo, e vence aquele que tiver a carta da subprefeitura com o atributo de número mais alto ou mais baixo (a escolha fica a critério dos participantes antes do jogo começar), tomando todas as cartas para si. Ao final, ganha o jogo quem conquistar todas as cartas do baralho.

 

 

 

REGRAS DO JOGO

PARTICIPANTES: 2 a 8 participantes

 

  1. As cartas devem ser embaralhadas e distribuídas igualmente entre todos os jogadores. Cada jogador forma um monte, e pode ver apenas a primeira carta do monte de cada vez. Deve ser escolhido no início o modo de jogo:

    a. Modo de jogo 1: as cartas com maiores valores sempre vencem.
    b. Modo de jogo 2: as cartas com menores valores sempre vencem.
     
  2. A pessoa à esquerda de quem distribuiu as cartas começa jogando. Ela escolhe um dos indicadores da sua carta de cima (IDH-M, Índice de mobilidade, Cobertura vegetal, Taxa de alfabetização, Nº de equipamentos de lazer e Área construída) e lê em voz alta para os outros jogadores. Em seguida cada jogador lê o valor deste indicador que está escrito na sua carta de cima.
     
  3. Ganha quem tiver o melhor valor, de acordo com o modo de jogo escolhido. O ganhador da rodada fica com as cartas dos outros jogadores e deve colocá-las no final do seu monte. Ele escolhe o indicador na próxima rodada.

 

EMPATE: Se houver empate entre dois ou mais jogadores, os demais jogadores deixam as cartas na mesa e os que empataram devem decidir a vitória entre si, com as mesmas cartas da jogada. O jogador que escolheu o indicador inicialmente escolhe um critério de desempate, podendo ser área ou população. O vencedor da rodada leva todas as cartas.
 

SUPERSAMPA: Quando a carta SuperSampa aparecer, apenas as cartas da Região Norte poderão competir na rodada. Vence quem tiver o maior ou menor indicador escolhido, segundo o modo de jogo. Caso nenhum jogador tenha uma carta da Região Norte na rodada, a carta SuperSampa é a vencedora, independente das cartas dos oponentes.
 

VENCEDOR: vence quem tiver o maior número de cartas.
 

 

SAIBA MAIS

 

O que são subprefeituras?

As subprefeituras (mapa 1.1) são divisões administrativas criadas para promover a gestão descentralizada da cidade e também agilizar e melhorar a qualidade dos serviços locais. As subprefeituras são órgãos oficias da administração direta e cada subprefeitura é composta por um conjunto de distritos (mapa 1.2). Os distritos também são divisões administrativas oficiais. A cidade de São Paulo tem 96 distritos agrupados em 32 subprefeituras.

Também podemos olhar a cidade por regiões geográficas (mapa 1.1 e 1.2) – Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro.

As diversas formas de divisão da cidade permitem que enxerguemos as diferenças do território e de sua população, condição essa fundamental para o planejamento, gestão e para o desenvolvimento de políticas públicas.

 

 

 

 

O que são indicadores sociais?

O jogo SuperSampa tem como base os seguintes indicadores sociais e urbanos: Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), Índice de mobilidade, Taxa de alfabetização, Número de equipamentos de lazer, Cobertura vegetal e Área construída. Mas o que são indicadores sociais?

Indicador social é um parâmetro ou medida, normalmente quantitativo, com o objetivo de informar ou descrever um aspecto da realidade social. Segundo Paulo de Martino Jannuzzi,

  • “Os indicadores sociais se prestam a subsidiar as atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo, possibilitam o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população por parte do poder público e sociedade civil e permitem aprofundamento da investigação acadêmica sobre a mudança social e sobre os determinantes dos diferentes fenômenos sociais.” (JANNUZZI, p. 2, 2009)


São muitas as possibilidades de indicadores existentes, entre eles estão indicadores de saúde, indicadores educacionais, indicadores demográficos, indicadores habitacionais, indicadores de renda e desigualdade, entre outros.


Fonte: Jannuzzi, P. M. (2009). Indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas. Flacso Brasil.

 


 

I. Desenvolvimento Humano

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) (2013)

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é um índice estatístico sintético que mede a qualidade de vida de uma região, elaborado pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, e segue as mesmas dimensões do IDH global desenvolvido no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O IDH-M é elaborado com base nas 3 dimensões do IDH Global: longevidade, educação e renda, adaptando esses valores para o contexto e os indicadores brasileiros.

O índice varia de 0 a 1, quanto mais próximo de 1, mais desenvolvida é a região. Os dados do índice são coletados do Censo Demográfico do IBGE, sendo eles: a expectativa de vida ao nascer, a renda per capita e a taxa de alfabetização de adultos combinada com a taxa de matrículas no ensino básico. O índice geral do IDH-M é calculado com uma média geométrica dessas três dimensões, mas é possível também saber o valor isolado de cada aspecto.

Fonte: IDHM Total e dimensões Renda, Longevidade e Educação | MSP e Subprefeituras | 2000 e 2010 | INFOCIDADE / PNUD; FJP; IPEA

 

 

 

 

II. Transporte

Índice de Mobilidade (IM) (2017)

O Índice de Mobilidade (IM) é a relação entre o número de viagens e o número de habitantes de uma região, assim, é calculado em média quantas viagens são realizadas por habitante. Nesse caso, são contadas apenas as viagens motorizadas, podendo ser individuais (automóvel, bicicleta ou motocicleta) ou coletivas (metrô, trem, ônibus, transporte fretado, transporte escolar e lotação) - o índice de mobilidade é um valor total considerando viagens individuais e coletivas.

Os dados são coletados pela Pesquisa Origem e Destino (OD), realizada a cada dez anos na Região Metropolitana de São Paulo pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).

Fonte: Índice de mobilidade por tipo de viagem | MSP, Subprefeituras e Distritos | 2017 | INFOCIDADE/ Metrô - SP
 

 

 

 

III. Educação

Taxa de alfabetização (2010)

É o percentual de pessoas com 5 anos ou mais de idade alfabetizadas.

Considera-se alfabetizada a pessoa que, em 2010, por ocasião dos Censos Demográficos do IBGE, respondeu afirmativamente à pergunta “Você sabe ler e escrever?”, independentemente dos anos de estudo.

Fonte: População Total Alfabetizada e Taxa de Alfabetização | MSP, Subprefeituras e Distritos | 2000 e 2010 | INFOCIDADE / IBGE

 

 

 

IV. Lazer

Número de equipamentos de lazer (2017-2022)

Para considerar o aspecto de lazer da cidade, foi feita uma soma simples de todos os equipamentos de cultura, esporte e recreação de cada região, considerando museus, bibliotecas, espaços culturais (centros culturais e casas de cultura), salas de cinemas, salas de teatros, clubes esportivos (CEE, CEL, balneários) e CEUs – tanto públicos quanto privados.

Os dados são coletados das mais diversas fontes: Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM, 2021), Agenda Nacional de Cinema (ANCINE, 2020), Secretaria Municipal de Cultura (SMC, 2022) e Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME, 2017).

É importante, no entanto, considerar que os equipamentos culturais muitas vezes não são cadastrados ou formalizados como espaços de cultura, podendo causar uma distorção dos resultados.

 

Fonte: Centros Culturais, Fábricas, Oficinas e Casas de Cultura | MSP, Subprefeituras e Distritos | 2022 | INFOCIDADE/ SMC; SNIIC

Disponibilidade de Bibliotecas Públicas e Acervo de livros | MSP, Subprefeituras e Distritos | 2021 | INFOCIDADE/SMC

Museus públicos e privados | MSP, Subprefeituras e Distritos | 2021 | INFOCIDADE/IBRAM

Salas de Cinema, capacidade e rede mantenedora | MSP, Subprefeituras e Distritos | 2020 | INFOCIDADE/ANCINE

Salas de Teatro | MSP, Subprefeituras e Distritos | 2017 | INFOCIDADE/ SMC; Guia da Folha de São Paulo

Equipamentos de Esportes, Lazer e Recreação| MSP, Subprefeituras e Distritos | 2021 | SEME
 

 

 

 

V. Meio ambiente

Cobertura vegetal por habitante (2015)

Para meio ambiente, o dado considerado é o total da cobertura vegetal de uma área em metros quadrados pelo número de habitantes dessa mesma região (m²/hab). Dessa forma, é possível saber a quantidade de áreas verdes por pessoa de uma subprefeitura.

Os valores são retirados do Atlas Ambiental do Município de São Paulo, junto dos levantamentos de vegetação realizados pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA).

Fonte: Cobertura Vegetal | MSP e Subprefeituras | 2015 | INFOCIDADE/SVMA

 

 

 

 

VI. Ambiente Construído

Área construída (2022)

Área construída é, simplificadamente, toda área de uma construção que é coberta, calculada em metros quadrados. Ela faz parte da base para cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano – o IPTU -, que é um tributo municipal cobrado todo ano de proprietários de imóveis em área urbana.

Fonte: Dash IPTU de São Paulo (1995 – 2022) | Centro de Estudos da Metrópole
 

 

 

 

 Características das subprefeituras

 

Região

Subprefeitura

Local foto da carta

Distrito

População (2010)

Área (km²)

Centro

 

Theatro Municipal

(Praça Ramos de Azevedo, s/n - República, São Paulo - SP, 01037-010)

Bela Vista

431.106

26,67

Bom Retiro

Cambuci

Consolação

Liberdade

República

Santa Cecília

Leste

Aricanduva/

Formosa/Carrão

Centro Educacional e Esportivo Vicente Ítalo Feola - Vila Manchester

(Praça Haroldo Daltro - Vila Nova Manchester, São Paulo - SP, 03444-090)

Aricanduva

267.702

22,33

Carrão

Vila Formosa

Cidade Tiradentes

Cohab/ Subprefeitura

(R. Juá Mirim, s/n - Chacara Santa Etelvina, São Paulo - SP, 08490-800)

Cidade Tiradentes

211.501

14,93

Ermelino Matarazzo

Estação Ermelino Matarazzo

(Jardim Keralux, São Paulo – SP)

Ermelino Matarazzo

 207.509

15,99

Ponte Rasa

Guaianases

CEU Lajeado

(R. Manuel da Mota Coutinho, 293 - Lageado, São Paulo - SP, 08451-420)

Guaianases

268.508

17,76

Lajeado

Itaim Paulista

Estação Itaim Paulista

(Jardim Aimore, São Paulo – SP)

Itaim Paulista

373.127

21,60

Vila Curuçá

Itaquera

Neo Química Arena

(Av. Miguel Ignácio Curi, 111 - Artur Alvim, São Paulo - SP, 08295-005)

Cidade Líder

523.848

55,10

Itaquera

José Bonifácio

Parque do Carmo

Mooca

Clube Atlético Juventus

(Rua Comendador Roberto Ugolini, 20 - Parque da Mooca, São Paulo - SP, 03125-010)

Água Rasa

343.980

36,05

Belém

Brás

Moóca

Pari

Tatuapé

Penha

Parque Ecológico do Tietê

(Rodovia Parque, 8055 - Vila Santo Henrique, São Paulo - SP, 03719-000)

Artur Alvim

474.659

43,36

Cangaíba

Penha

Vila Matilde

São Mateus

Estação São Mateus

(Av. Sapopemba, 15.000 - Jardim Adutora, São Paulo - SP, 03970-000)

Iguatemi

426.794

45,47

São Mateus

São Rafael

São Miguel Paulista

Capela de São Miguel Arcanjo

(Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 10 - São Miguel Paulista, São Paulo - SP, 08011-010)

Jardim Helena

369.496

26,05

São Miguel

Vila Jacuí

Sapopemba

Conj. Hab. Teotonio Vilela

(São Paulo – SP)

Sapopemba

284.524

13,62

Vila Prudente

Crematório Vila Alpina

(Av. Francisco Falconi, 473 - Vila Alpina, São Paulo - SP, 03227-000)

São Lucas

246.589

19,25

Vila Prudente

Norte

Casa Verde/ Cachoeirinha

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

(Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades, São Paulo - SP, 02721-200)

Cachoeirinha

309.376

27,20

Casa Verde

Limão

Freguesia/ Brasilândia

CEU Paz

(Rua Daniel Cerri, 1549 - Jardim Paraná, São Paulo - SP, 02876-170)

Brasilândia

 407.245

32,10

Freguesia do Ó

Jaçanã/ Tremembé

Horto Florestal

(São Paulo – SP)

Jaçanã

291.867

65,32

Tremembé

Perus

Estação e CEU Perus

(Vila Malvina, São Paulo - SP, 02675-031)

Anhanguera

146.046

57,21

Perus

Pirituba

Pico do Jaraguá

(Vila Jaraguá, São Paulo - SP, 02675-031)

Jaraguá

437.592

55,34

Pirituba

São Domingos

Santana/ Tucuruvi

Parque da Juventude

(Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Carandiru, São Paulo - SP, 02030-100)

Mandaqui

 324.815

35,78

Santana

Tucuruvi

Vila Maria/ Vila Guilherme

Arena X-9 Paulistana

(Tv. Casalbuono - Vila Guilherme, São Paulo - SP, 02049-000)

Vila Guilherme

 297.713

26,90

Vila Maria

Vila Medeiros

Oeste

Butantã

Praça do Relógio

 

(Butantã, São Paulo - SP, 05508-000)

Butantã

428.217

56,41

Morumbi

Raposo Tavares

Rio Pequeno

Vila Sônia

Lapa

Allianz Parque

(Av. Francisco Matarazzo, 1705 - Água Branca, São Paulo - SP, 05001-200)

 

Barra Funda

 305.526

40,57

Jaguara

Jaguaré

Lapa

Perdizes

Vila Leopoldina

Pinheiros

Parque Villa-Lobos

(Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, São Paulo - SP, 05317-020)

Alto de Pinheiros

289.743

32,00

Itaim Bibi

Jardim Paulista

Pinheiros

Sul

Campo Limpo

CEU Paraisópolis

(R. Dr.José Augusto de Souza e Silva, S/N - Jardim Parque Morumbi, São Paulo - SP, 05712-040)

Campo Limpo

607.105

36,68

Capão Redondo

Vila Andrade

Capela do Socorro

Parque Cantinho do Céu

(R. Francisco Inácio Solano, 1113 - Cantinho do Céu, São Paulo - SP, 04849-501)

Cidade Dutra

594.930

132,62

Grajaú

Socorro

Cidade Ademar

Praça Joaniza

(Av. Yervant Kissajikian, 1837 - Americanópolis, São Paulo - SP, 04428-010)

Cidade Ademar

 410.998

30,67

Pedreira

Ipiranga

Parque da Independência

(Av. Nazaré, s/n - Ipiranga, São Paulo - SP, 04263-200)

Cursino

463.804

37,59

Ipiranga

Sacomã

Jabaquara

Estação, Rodoviária e Terminal Jabaquara

(Av. dos Jequitibás - Jabaquara, São Paulo - SP, 04309-011)

Jabaquara

 223.780

14,01

M'Boi Mirim

Hospital M’Boi Mirim

(Estrada do M'Boi Mirim, 5203 - Jardim Ângela, São Paulo - SP, 04939-003)

Jardim Ângela

563.305

63,46

Jardim São Luís

Parelheiros

Aldeia Krukutu

(Jardim Vera Cruz, São Paulo – SP)

Marsilac

139.441

360,80

Parelheiros

Santo Amaro

Estação Santo Amaro

(Santo Amaro, São Paulo – SP)

Campo Belo

238.025

37,76

Campo Grande

Santo Amaro

Vila Mariana

Parque Ibirapuera

(Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04094-050)

Moema

344.632

26,99

Saúde

Vila Mariana

MUNICÍPIO

11.253.503

1.527,54

 

Fontes: Infocidade; Prefeitura do Município de São Paulo; Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo; IBGE: Censo Demográfico (2010).

As imagens utilizadas nas cartas foram retiradas da ferramenta 3D MDS do portal GeoSampa.