Promoção da Cidadania

 

>>> 2022 <<<

"RODAS DE CONVERSAS" na II EXPO Internacional Dia da Consciência Negra. Secretaria de Justiça promove diálogos e reflexões sobre o exercício dos Direitos Humanos, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável contra o Racismo.

SECRETARIA MUNICIPAL DE JUSTIÇA PROMOVEU RODAS DE CONVERSAS Diálogos e reflexões sobre o exercício dos Direitos Humanos, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável contra o Racismo

Durante a II EXPO Internacional Dia da Consciência Negra, evento que aconteceu entre os dias 18 e 20 de novembro no Expo Center Norte, na Vila Guilherme, em São Paulo, a Secretaria Municipal de Justiça promoveu RODAS DE CONVERSAS - Diálogos e reflexões que asseguram o exercício dos Direitos Humanos e Cidadania que contribuem para o Desenvolvimento Sustentável contra o Racismo.

Houve programação especial da Secretaria Municipal de Justiça todos os dias, com destaque para a sexta-feira (18) e sábado (19) com palestras de estudiosos e especialistas nas áreas jurídica e saúde pública, acompanhadas de boas rodas de conversas sobre os temas:

18 de novembro
Local: Arena Comunidade

RODAS DE CONVERSAS

  • Direito à Propriedade Coletiva e às Unidades Quilombolas

Palestrante: Me. Wagner Gomes Salomão. Advogado. Mestre em Direitos Humanos (Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP). Graduado em Direito (Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Campus de Lorena). Membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados – OAB/SP. Curso de Extensão: Lei Geral de Proteção de Dados (Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – ESA, OAB/SP
Horário: 10h30

  • Direito à Publicidade e Igualdade Racial

Palestrante: Dra. Simone Henrique. É advogada em São Paulo. Doutoranda e Mestra em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP). Já atuou no corpo docente, orientador e avaliador do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), onde permanece como parecerista, e é mentora na InovAtiva – Hub de Política Pública. A docência e a pesquisa formam suas bases, voltadas para os Direitos Humanos. Tem destaque na USP, sua casa acadêmica, pelos estudos constantes acerca do racismo estrutural e suas consequências para as mulheres negras.
Horário: 11h00

  • Determinantes Sociais de Saúde

Palestrante: Dra. Lígia Santos Mascarenhas. Médica ginecologista (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - Famerp). Especialista em PTGI e Sexualidade Humana. Assessora Técnica de Saúde da População Negra (São Paulo - SP). Atuação em frentes na elaboração de Políticas Públicas no Sistema Único de Saúde – SUS, com especial atenção à saúde da população negra.
Horário: 11h30

  •  Um Olhar sobre a Saúde nas Religiões de Matriz Africana

Palestrante: Drª. Roberta Oliveira de Jesus Tertuliano de Lima. Fisioterapeuta. Pós graduada em Docência em Saúde e Bem-estar Social pela Santa Casa de São Paulo. Especialista em fisioterapia em Pneumologia pela UNIFESP. Especialista em Pilates Clássico Científico. Fisioterapeuta do hospital Geriátrico e de Convalescentes D. Pedro II. Preceptora da pós-graduação em Envelhecimento Ativo da Santa Casa de São Paulo nas áreas de fisioterapia motora e fotobiomodulação. Fisioterapeuta do Espaço Fisio Excelência.
Horário: 14h20

  • O acesso a Cargos e Empregos Públicos Federal e a Cota de 20% para Negros e Pardos.

Palestrante: Dr. Cícero Germano da Costa. Mestre em Direito do Estado (Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP). Especialista em Direito do Estado (Universidade de São Paulo – USP). Bacharel em Direito (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Professor de Direito Administrativo e ex-Coordenador do Curso de Direito da Universidade São Francisco – USF/Campus de São Paulo. Professor de Direito Administrativo e ex-Coordenador do Curso de Direito das Faculdade Integradas Campos Salles. Procurador Federal Aposentado. Ex-Procurador Seccional da Fazenda Nacional em Guarulhos/SP. Ex-Procurador Regional do Instituto do Açúcar e do Álcool - IAA e Advogado Especialista em Direito Administrativo.
Horário: 14h50


19 de novembro
Local: Arena Comunidade

RODAS DE CONVERSAS

  • Um olhar Antirracista para o Futuro – Crianças, Adolescentes e Jovens

Palestrante: Eunice Aparecida de Jesus Prudente. Profa. Dra. Eunice Prudente atual Secretária Municipal de Justiça de São Paulo. Advogada, feminista, abolicionista pela negritude. Professora Sênior do Departamento de Direito do Estado (Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FDUSP). Fundou a disciplina Gênero e Etnia, que foi a primeira da FDUSP a fazer uma intersecção entre as questões de gênero e as pautas raciais. Atualmente como pesquisadora, Eunice tem analisado as diferenças e desigualdades sociais, as relações étnico-raciais, o negro na ordem jurídica brasileira, direitos coletivos - difusos e individuais homogêneos, advocacia pelos direitos humanos fundamentais, feminismo, participação popular e planejamento. Membra Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo - USP. Docente licenciada da Faculdade Zumbi dos Palmares. Autora da primeira tese que propõe a criminalização da discriminação racial, aprovada em 1980 e publicada no livro “Preconceito Racial e Igualdade Jurídica: a cidadania negra em questão” pela Editora Julex.
Horário: 10h30

  • Defesa de Direitos, Habeas Corpus, como agir em Situações de Discriminação

Palestrante: Dra. Camila Torres Cesar. Doutoranda em Direitos Humanos (Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP). Mestre em Direito Político (Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM/SP). Membro das Comissões de Igualdade Racial, do Quinto Constitucional e Política Criminal e Penitenciária da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/SP. Coordenadora Nacional do Departamento de Acessibilidade do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCrim - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Colaboradora voluntária do Projeto Incluir Direito da Universidade de São Paulo - USP. Cofundadora do Instituto Formação Antirracista.
Horário: 11h

  • Justiça Restaurativa

Palestrante: Dra. Regina Célia da Silveira Santana¹, advogada, graduada pela Faculdade de Direito FMU, pós-graduação latu sensu em Direito Empresarial e Trabalho (Universidade Mackenzie), foi gestora jurídica no Grupo Usiminas e Empresa da Companhia Siderúrgica Nacional. É membro das Comissões de Direito Humanos, Direito do Terceiro Setor e Justiça Restaurativa da OAB/SP. Desenvolve trabalhos voluntários em organizações do terceiro setor, com atuação em direitos humanos e na promoção da equidade racial. Atualmente é Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Justiça, na Prefeitura de São Paulo.

Palestrante: Dr. Gustavo de Oliveira Antônio², graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2009). Pós-graduado em Direitos Humanos, Diversidade e Violência (2019) pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Advogado com ênfase nas áreas de direito penal, direito processual penal, direito da criança e do adolescente, direito constitucional e meios adequados de solução de conflitos. Jornalista, mediador, conciliador e facilitador de práticas restaurativas. Pelo CDHEP – Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo, atuou como um dos supervisores metodológicos do Projeto Rede Justiça Restaurativa, do Programa Fazendo Justiça (iniciativa do CNJ e do PNUD) entre os anos de 2020 e 2021. Membro da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB/SP. Integrante do grupo de estudos "Novos paradigmas de acesso à justiça: práticas restaurativas e outras formas de intervenção em conflitos", da Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (EDEPE). Ex-coordenador adjunto do grupo de estudos “Justiça RestaurAtiva”, da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo (SP). Integrante do Comitê para Promoção da Igualdade Racial de Tambaú (SP).
Horário: 14h20

  •  Desenvolvimento Sustentável contra o Racismo

Palestrante: Dra. Anna Lyvia Ribeiro. Advogada com atuação em Direito Imobiliário. Mestre em Direito Político e Econômico (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Especialista em Direito Notarial e Registral Imobiliário (Escola Paulista de Direito – EPD). Graduada em Direito (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP). Palestrante, Professora e Autora do Livro Racismo Estrutural e aquisição da propriedade. Ex-Presidente da Advocacia Assalariada e ex-vice-presidente da Comissão Especial de Direito Imobiliário, ambas da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB/SP. Integrante do Coletivo Independente de Advogadas e Advogados Negros e Negras. Engajada com a temática de Diversidade e Inclusão, tanto na perspectiva racial quanto de gênero no mercado jurídico.
Horário: 14h50

A programação especial da Secretaria Municipal de Justiça integrou a política pública “São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural”, parceria das secretarias municipais de Relações Internacionais e da Educação.
O objetivo principal foi difundir a cultura negra e reafirmar a Capital paulista como indutora do debate e das ações voltadas à promoção da igualdade racial, tanto no país como na América Latina.

RODAS DE CONVERSAS - Diálogos e reflexões sobre o exercício dos Direitos Humanos, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável contra o Racismo

A Secretaria Municipal de Justiça esteve na II Expo Internacional Dia da Consciência Negra com a programação:
Dias 18 (sexta) 19 (sábado), na Arena Comunidade com: Rodas de Conversas - Diálogos e reflexões que asseguram o exercício dos Direitos Humanos e Cidadania que contribuem para o Desenvolvimento Sustentável contra o Racismo.
Todos os dias (18) sexta, (19) sábado e (20) domingo, no stand da Secretaria Municipal de Justiça II EXPO com: Videoteca - Diversidade Étnica Racial e Roleta Saiba Direito.


***

VIDEOTECA "Diversidade Étnico-Racial" da Secretaria Municipal Justiça. Exibição de importante e relevante trabalho de Coletânea Audiovisual no Enfrentamento ao Racismo na II Expo Internacional Dia da Consciência Negra

Secretaria de Justiça apresenta um importante e relevante trabalho de Coletânea Audiovisual com apoio e conteúdo preparado por cientistas sociais, juristas, professores e comunicadores que orientam sobre o enfrentamento ao racismo
VIDEOTECA completa; com acessibilidade e linguagem de sinais (Libras) parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED)

O público teve acesso a VIDEOTECA Diversidade Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Justiça ao visitarem a II EXPO Internacional Dia da Consciência Negra, evento que acontece entre os dias 18 e 20 de novembro no Expo Center Norte, na Vila Guilherme, em São Paulo.

A VIDEOTECA “Diversidade Étnico-Racial” foi exibida em tela no stand da Secretária. Trata-se de uma coletânea de audiovisual (com acessibilidade e linguagem de sinais – Libras).
Sendo um trabalho onde cientistas sociais, juristas, professores e comunicadores com a coordenação da Secretaria Municipal de Justiça apresentam suas pesquisas, estudos e pensamentos que orientam sobre o enfrentamento ao racismo.
O material audiovisual que é pleno e coletivo, traz como pauta a implementação dos Direitos Fundamentais com reais percepções de diferenças em sociedades como a brasileira, que é marcada por descontinuidades e por preconceitos.
VIDEOTECA “Diversidade Étnico-Racial” traz propostas de diversos especialistas.Assiste a chamada (resumo) da VIDEOTECA

CATÁLAGO:

Vídeo 1 – CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) | Dr. Sinvaldo José Firmo | Advogado do centro de referência de promoção da igualdade racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos. Vice-presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB, subseção de Itaquera. Coordenador jurídico do Instituto Negro Padre Batista. Membro do Sindicato das Advogadas e advogados do Estado de São Paulo.

Vídeo 2 – A RESISTÊNCIA DOS QUILOMBOS ATÉ AS LEIS PUNINDO O RACISMO | Prof. Elisa Lucas Rodrigues. Secretária Executiva Adjunta de Igualdade Racial da (SMDHC).

Vídeo 3 – O EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA | Dra. Silvia Cerqueira. Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP).

Vídeo 4 – O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NO COMBATE AO RACISMO | Dra. Joung Won Kim, Advogada.

Vídeo 5 – A FALTA DE REPRESENTATIVIDADE PARA PESSOAS NEGRAS NA POLÍTICA. Dr. Renato Ferreira. Advogado. Mestre em Políticas Públicas. Doutorando em Ciências Jurídicas (IBCRIN).

Vídeo 6 – A POLÍTICA NÃO FAVORECE CANDIDATOS NEGROS E POBRES. Dr. Irapuan Santana. Doutor em Direito Processual. Assessor de Ministro do STF e TSE. Procurador do Município de Mauá. Colunista no Jornal O Globo. Advogado Voluntário da Educafro.

Vídeo 7 - O ENCARCERAMENTO EM MASSA DE PRETOS E PARDOS NO BRASIL. Ms. Wagner Gomes Salomão. Advogado. Membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP). Mestre em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Vídeo 8 – A IMPORTÂNCIA DOS DIREITOS HUMANOS PARA A DIGNIDADE HUMANA. Dra. Ísis Aparecida Conceição. Professora de Direito Internacional e Metodologias de Pesquisa da UNILAB, Bahia.

Vídeo 9 – O RACISMO SISTÊMICO. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier. Jornalista. Doutor em Comunicação e Cultura. Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) no Curso de Jornalismo. Graduação em Mídia e Tecnologia, na Pós- Graduação.

Vídeo 10 – A IMPORTÂNCIA DAS CÂMERAS POLÍCIAS NO COMBATE AO RACISMO. Dr. Elizeu Soares Lopes. Ouvidor da policia civil. Advogado Criminalista. Ex-Secretário-adjunto da Igualdade Racial.
Muito mais.

 




>>> 2021 <<<

A promoção da cidadania enquanto finalidade da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), consiste nas ações promovidas para a difusão dos direitos e deveres dos cidadãos, promoção do conhecimento qualificado para as lideranças comunitárias, o empoderamento da sociedade civil, a proteção da diversidade e das minorias e a conscientização dos cidadãos quanto as ferramentas de promoção da democracia.

1ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra
A Secretaria Municipal de Justiça apresentou uma programação temática de “Justiça Social e Direitos” na 1ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra, que aconteceu durante o período de 19 a 22/11/2021, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo/SP.

A 1ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra integrou a ação concebida dentro da política pública, “São Paulo - Farol de Combate ao Racismo Estrutural”, parceria das Secretarias Municipais: de Relações Internacionais e de Educação para estimular o debate e engajar a população no combate a esse tipo de preconceito. Também representou uma forma de marcar o Dia (20/11) e o Mês da Consciência Negra de 2021, sendo uma inovação uma Expo Internacional em São Paulo, no Brasil e na América Latina.

O evento proporcionou intensa e abrangente programação com atrações em torno dos temas: saúde, cultura, mulher negra, educação, empreendedorismo e tecnologia, distribuídas em cinco grandes vias temáticas que recontaram as contribuições negras para o Brasil e para a humanidade.

E, nos estandes da Secretaria Municipal de Justiça o público acompanhou e teve acesso às atividades, debates, palestras e atendimento direcionado para as questões dos direitos constitucionais enfatizado a “Justiça Social”.
Nos espaços da Justiça foram disponibilizados material audiovisual com conteúdo e depoimentos de juristas, acadêmicas e acadêmicos de notório saber abordando direitos e o antirracismo em diversas perspectivas do nosso cotidiano.
E, de forma presencial o público participou de oficinas temáticas comprometidas com a atualidade e as políticas públicas. Como:


1) Oficina "Você sabe redigir um Habeas Corpus?"

Uma atividade que demonstrou como o instrumento Habeas Corpus tem o objetivo a proteção da liberdade de locomoção do indivíduo, quando ameaçada ou restringida de forma direta ou indireta. Pode ser redigido por qualquer pessoa. Porém, o conhecimento da feitura desse instrumento é negligenciado pelo Estado brasileiro. A oficina desmistificou o instrumento, trazendo uma abordagem prática desta escrita simples e objetiva.


2) Oficina "Você sabe solicitar um Boletim de Ocorrência?"

Atividade demonstrou como o documento Boletim de Ocorrência pode ser utilizado no combate à subnotificação, já que é fundamental para a cidadania, sendo um documento público para registrar um delito ou fato potencial criminoso fundamental para notificar as autoridades policiais. E não é restrito a casos considerados graves. Ao contrário, com mais informações, a moderna gestão de Segurança Pública, baseada em inteligência (informações e dados) e o processamento geográfico pode produzir indicadores para promover policiamento preventivo, investigações criminais e o aperfeiçoamento das políticas públicas de segurança e de Direitos Humanos, nos casos, por exemplo, de violência doméstica, racismo e injúria racial, entre outros.


3) Encontro "Direitos e Cidadania para Crianças e Adolescentes"

Atividade que apresentou a legislação com foco no direito às crianças e adolescentes em uma linguagem dirigida para o entendimento do público infanto-juvenil para conscientização e cidadania.
Desta forma, a Secretaria Municipal de Justiça promoveu e compôs as ações da Prefeitura de São Paulo que está comprometida com a Agenda 2030, por meio do ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições eficazes.
A “Justiça Social” que é um conceito prático e multidisciplinar, foi amplamente exposta para aumentar a proteção dos direitos dos cidadãos, a partir da informação e da orientação cidadã para dar efetividade às garantias de direitos e redução de danos, preconceitos e situações discriminatórias.

ROLETA "Saiba Direito" Um dinâmico jogo! Promovendo o conhecimento sobre Direitos Fundamentais na aplicação de Relações Étnico-Raciais

A ROLETA “Saiba Direito” estava em atividade no formato de jogo no stand da Secretaria Municipal de Justiça, nos dias: 18 (sexta), 19 (sábado) e 20 (domingo) de novembro, quando ocorreu a II EXPO Internacional Dia da Consciência Negra.
Sendo uma intensa e dinâmica atividade que promove o conhecimento com muita agilidade sobre direitos fundamentais e relações étnico-raciais no Brasil.
Com questões na base de dados, o jogo ROLETA “Saiba Direito” incentiva o interesse em saber mais, diante das questões envolvendo os aspectos, como:

  • VOCÊ SABE O QUE É RACISMO ESTRUTURAL?
  • VOCÊ SABE O QUE É USUCAPIÃO?
  • VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE FURTO E ROUBO?
  • VOCÊ SABE QUANTO TEMPO PARA TROCAR UM OBJETO COM DEFEITO COMPRADO PELA INTERNET?
  • QUEM MORA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA TEM A POSSE OU PROPRIEDADE DO LOCAL?
  • VOCÊ SABE SE RACISMO E INJÚRIA RACIAL SÃO A MESMA COISA?
  • VOCÊ SABE QUAL A IDADE MÍNIMA E O TEMPO MÍNIMO DE CONTRIBUIÇÃO PARA SE APOSENTAR?
  • VOCÊ SABE O QUE É “HABEAS CORPUS”?
  • VOCÊ SABE SE HÁ DIFERENÇA ENTRE MENORIDADE PENAL E MENORIDADE CIVIL?
  • JUSTIÇA RESTAURATIVA, SABE O QUE É?
  • VOCÊ SABE DE ALGUMA AÇÃO COLETIVA PARA A DEFESA DOS DIREITOS DA POPULAÇÃO NEGRA?

A interação com a ROLETA “Saiba Direito” aconteceu por meio de projeção em telão e é nele que ficam centralizadas as instruções para praticar o jogo que leva ao Saiba Direito.

Como é o jogo?

Enquanto se gira a ROLETA vai sendo apresentadas perguntas que levam as reflexões para respostas relacionadas com motivações a pensar e o analisar, inserindo assim, o público em cada contexto para dialogar sobre direitos garantidos, a Constituição do Brasil e o enfrentamento ao racismo que ainda está presente na sociedade.
O principal propósito sendo o objetivo do jogo ROLETA “Saiba Direito” é alcançado quando a rodada proporciona ao público a interação com diálogos e reflexões dos direitos, de igualdade e equidade racial.

Teve mais na Programação:

A Secretaria Municipal de Justiça esteve na II Expo Internacional Dia da Consciência Negra com a programação:
Dias 18 (sexta) 19 (sábado), na Arena Comunidade ocorreram: Rodas de Conversas — Diálogos e reflexões que asseguram o exercício dos Direitos Humanos e Cidadania que contribuem para o Desenvolvimento Sustentável contra o Racismo.
Todos os dias (18) sexta, (19) sábado e (20) domingo, no stand da Secretaria Municipal de Justiça II EXPO ocorreu: Videoteca - Diversidade Étnica Racial e o jogo ROLETA “Saiba Direito”

POLÍTICA PÚBLICA

A II EXPO Internacional Dia da Consciência Negra celebrou o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, apresentando ao público 200 anos de luta dos negros no nosso país, a partir da independência. O recorte de informações nas exposições, debates e shows visa resgatar o protagonismo negro na luta pela abolição.

O EXPO Center Norte abrigou ambientes tecnológicos e sensoriais. Palestrantes e reflexões entre o passado, o presente e o futuro, apontando e debatendo as raízes do racismo estrutural.

A II EXPO fez a parte da política pública "São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural", parceria da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e da Secretaria Municipal de Educação (SME) na gestão do Prefeito Ricardo Nunes e, visou difundir a cultura negra e reafirmou a capital paulista como indutora do debate e das ações para promoção da igualdade racial, no país, e na América Latina.



SÉRIE SEMINÁRIOS

“Formação de Lideranças para gestores comunitários”

O Seminário “Formação de Lideranças para gestores comunitário”, ocorreu nos dias 07 e 08 de dezembro de 2021, no CEU Feitiço da vila – Rua Feitiço da Vila, 399 – Chácara Santa Maria – Zona Sul. Sendo o primeiro de uma série de quatro Seminários (* programação completa no final do texto). Ocorreu no formato presencial e recebeu mais de 200 inscritos.

A série de Seminários “Formação de Lideranças” tem a coordenação das Secretarias Municipais: da Justiça e de Relações Institucionais, com o apoio da: Secretaria Municipal de Governo. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Com a participação na formação temática dirigida para as oficinas de 10 secretarias municipais, onde são classificadas e mapeadas demandas por áreas de atividades governamentais e sociedade civil.

Tem como objetivo de instruir os líderes comunitários, bem como as entidades que ainda não contam com plena regularidade jurídica, capaz de formalizar parcerias com as diversas secretarias do município, já que a lei 13.019/14 Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) está em vigor, sendo o instrumento por meio do qual são formalizadas as tratativas atuais pela administração pública.

A “Formação de Lideranças” sendo um projeto intersecretarial tem a abrangência e finalidade de aproximar o poder público e a sociedade, através de parcerias e da capacitação, que favorece a emancipação social, a cidadania e a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Para o poder público é importante que as lideranças locais adquiram os adequados conhecimentos na elaboração e desenvolvimento de projetos, produção e regularização documental, assim como gestão administrativa e de equipes, comunicação interpessoal e articulação com outras entidades. A série de Seminários “Formação de Lideranças para gestores comunitários” segue a programação :e calendário em quatro etapas.

(*) Aconteceram:
Zona Sul
07 e 08 dezembro de 2021. CEU Feitiço da vila – Rua Feitiço da Vila, 399 – Chácara Santa Maria.

Zona Leste
CEU São Miguel Paulista - Jardim São Vicente, São Paulo.
Próximos. Aguardar as datas:

Zona Norte
CEU Jaçanã - R. Francisca Espósito Tonetti, 105.
Zona Oeste
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870.