Área externa da Praça das Artes foi inaugurada neste sábado (23) com evento gratuito e aberto ao público

Novo espaço de ocupação artística e cultural da cidade inicia ciclo com integração ao Vale do Anhangabaú com intensa programação que une erudito e popular

A capital paulista ganhou um novo espaço de ocupação artística e cultural a partir deste sábado (23) com a inauguração da área externa da Praça das Artes e de sua integração ao Vale do Anhangabaú.

Segundo o prefeito Bruno Covas, a ideia é que a população volte a ocupar o centro da capital. “A pior obra pública é a obra parada. A Prefeitura começou a entregar esse espaço em 2012. Não tinha nenhum sentido tanto investimento sem a população poder utilizar esse espaço”, disse.

Para celebrar, a Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove um evento a partir das 16h com mais de 15 atrações, que reúnem expressões eruditas, populares e contemporâneas. Com curadoria do diretor artístico do Theatro Municipal, Hugo Possolo,

A multiplicidade de intervenções de poesia, teatro, dança, circo e música traz nomes como Pascoal da Conceição, que interpreta Mário de Andrade e declama poemas modernistas; Orquestra Experimental de Repertório ao lado do Coral Lírico em "Danças Polovtsianas" de A. Borodin; cortejo com atores circenses; alunos da Escola de Dança com coreografia afro-brasileira; Linn da Quebrada declamando Oswald de Andrade e Torquato Neto; Quarteto de Câmara; a poeta Mel Duarte; Orquestra Experimental de Repertório com suíte de “Carmen nº 1”, de G. Bizet; e Balé da Cidade, com trechos das coreografias "Risco", "Bowie" e “Illuminations”.

"Que esse espaço possa ser um local de encontro do erudito com o popular. Um espaço de celebração da cultura da cidade. Quero que São Paulo seja conhecida como a capital mundial da cultura”, destacou o prefeito.

O dia de comemorações será encerrado com a Pilantragi, uma das festas de música brasileira mais emblemáticas da atualidade, comandada por Rodrigo Bento.