A Cidade ganha a 11ª unidade do Descomplica SP no Ipiranga com capacidade para atender mil paulistanos por dia

São mais de 350 serviços disponíveis, programa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia quer excelência no atendimento

Nesta quarta-feira (01), às 9h será inaugurada uma nova unidade do Descomplica SP no bairro de Ipiranga, zona sul de São Paulo. O programa, coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) por meio da Prefeitura de São Paulo, visa solucionar e simplificar as demandas do cidadão, realizando mais 350 serviços públicos do município, com um atendimento humanizado e prático.

A 11ª unidade de atendimento da rede é localizada no piso térreo do prédio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e conta com uma estrutura de 1.000 m² adaptada para receber, em média, mil pessoas por dia em suas 43 mesas de atendimento. Além disso, a nova unidade contará com o ”Descomplica Digital”, espaço reservado para o cidadão que busca atendimento e recebe uma monitoria lado a lado, com a ajuda de um funcionário apto para atendê-lo e sanar suas dúvidas e resolver sua solicitação.

Nas unidades do Descomplica SP, distribuídas por toda a cidade, também são disponibilizados diversos tipos de assistências à população, como: ouvidoria do município, casa de mediação e o atendimento especializado para mulheres vítimas de violência, neste caso o direcionamento é realizado por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), na própria unidade. O atendimento agendado acontece com o intermédio de uma equipe técnica, composta por Advogado(a), Assistente Social e Psicólogo(a), que identifica a demanda da cidadã e aciona os equipamentos públicos necessários. A denúncia também pode ser feita pelo Portal SP156, na própria unidade com o auxilio dos atendentes.

O Descomplica SP Ipiranga, disponibilizará o “Totem Poupatempo”, estará acessível para serviços como: 2ª via do RG e da CNH e entre outros serviços do Governo do Estado. Além disso, serão ofertados os cinco serviços mais solicitados pelos munícipes: Cadastro e Atualização do CadÚnico; Serviços de Sabesp; Bilhete Único Idoso; Cadastro e consulta de emprego e Pedido do seguro desemprego.

“A entrega de mais uma unidade do Descomplica SP é, sem dúvida, um benefício significativo para a população do Ipiranga e região. Primamos pela excelência do serviço prestado. É nossa função facilitar o acesso do cidadão que chega a unidade em busca de soluções que podem mudar a vida dele como fazer o bilhete único do idoso, por exemplo. Nos próximos meses teremos mais duas unidades. Uma na zona Oeste e outro na zona Norte” destacou o Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia Delegado Bruno Lima.


A nova unidade localizada no prédio da GCM faz parte da Subprefeitura, que também leva o nome do bairro.

Rua: Breno Ferraz do Amaral, 425 - Ipiranga, São Paulo.
Horário de funcionamento: Seg à Sex das 08h às 17h.


Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br