Seminário "Direitos Humanos e Justiça Social"

Análises. Diálogos. Ações Afirmativas. Assistir | Rever pelo Canal YouTube

Terça-feira (06/12/22), aconteceu o Seminário “Direitos Humanos e Justiça Social” (Local: Edifício Matarazzo. Auditório, 7ºandar. Viaduto do Chá, 15. São Paulo/SP).O evento abriu as atividades do segundo dia do 10º Festival de Direitos Humanos.


Com o tema Reflexões aos 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, sendo uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Justiça, com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Gestão e Procuradoria-Geral do Município de São Paulo. 


Para assistir | rever a gravação do Seminário entre no canal YouTube da SMDHC https://www.youtube.com/watch?v=amqPszxA8Pk&t=1193s

 

Seminário

A Secretaria Municipal de Justiça, em conjunto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Gestão e Procuradoria-Geral do Município de São Paulo, promoveu o Seminário “Direitos Humanos e Justiça Social” — Reflexões aos 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Na mesa de abertura a importante formação:

Eunice Aparecida de Jesus Prudente – Secretária Municipal de Justiça da Prefeitura de São Paulo;

Sonia Francine Gaspar Marmo – Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo;

Marina Magro Beringhs Martinez – Procuradora Geral do Município de São Paulo;

Marcela Cristina Arruda Nunes – Secretária Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo;

Como palestrantes:

Elisa Lucas Rodrigues – Secretária Executiva Adjunta na Secretaria de Direitos Humanos
e Cidadania da Prefeitura de São Paulo;

Vinicius Gomes dos Santos – Coordenador Geral de Gestão e Modernização da Procuradoria-Geral do Município de São Paulo;

Fabíola Sucasas Negrão Covas – Promotora de Justiça / Coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público de São Paulo / Integrante do Conselho Nacional do Ministério Público;

Mediação:

Wagner Gomes Salomão – Assessor na Prefeitura Municipal de São Paulo / Advogado / Mestre em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo.

 

O Seminário “Direitos Humanos e Justiça Social” — Reflexões aos 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos produzido pela Secretaria Municipal de Justiça teve o objetivo de compor ações e medidas mais eficazes para o enfrentamento as violações dos direitos humanos de grupos vulneráveis (como: mulheres, negros, povos indígenas, comunidades tradicionais, crianças, idosos, pessoa com deficiência e LGBTQIA+) que são constantemente discriminados com a falta de acesso à justiça, numa constante afronta à Constituição Federal brasileira.

O Seminário proporcionou mais contribuições em "Direitos Humanos" na questão de promoção da "Justiça Social", que está na Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU) e que a se tornou compromisso da Prefeitura de São Paulo. Por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Social (ODS). Onde temos como destaque o ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições eficazes. Sendo a “Justiça Social” um conceito prático e multidisciplinar para aumentar a proteção dos direitos dos cidadãos, a partir da informação e da orientação cidadã para dar efetividade às garantias de direitos e redução de danos, preconceitos e situações discriminatórias.