A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Sé, criou novas vagas verdes na região central da capital. A medida amplia as possibilidades de lazer e bem-estar dos munícipes, além de auxiliar na permeabilidade do solo e biodiversidade. 

A Barra Funda foi escolhida para a implementação do projeto e as vagas verdes estão localizadas nas ruas Conselheiro Brotero e Capistrano de Abreu.

O que antes era asfalto foi transformado em jardins de chuva. As equipes da Subprefeitura Sé modificaram vagas de estacionamento de carros em espaços gentis com mais cores, flores, bancos, mesa de lazer e paraciclo para bicicletas.

Nos espaços foram plantadas árvores, inseridas em um jardim de chuva para “colher” as águas na cidade e minimizar os efeitos de alagamentos e de poluição nas vias públicas. “Os microambientes diferenciados cumprem funções culturais, ecossistêmicas, paisagísticas, lúdicas e até esportivas. São exemplos de sustentabilidade ao alcance da população”, explica o arquiteto paisagista André Graziano.

Entre as espécies plantadas nos jardins estão dracena-vermelha, dracena-marginata, rabo-de-gato, grama-amendoim, bromélia, alfazema, manjericão, hortelã, capim-cidreira e agapantos. “O espaço já mudou a cara da rua e os moradores abraçaram a ideia. Ficamos muito felizes quando encontramos outras espécies plantadas nos jardins. É gratificante, pois sabemos que esses espaços serão cuidados com muito carinho pelos munícipes”, disse o biólogo Rodrigo Silva.

O subprefeito da Sé. Roberto Arantes, esclarece que o projeto desenvolvido pela equipe amplia a mobilidade urbana. “Os ambientes que estamos criando não somente atendem estruturas de apoio à mobilidade, mas também se pretende que os atuais bolsões de estacionamento venham a ser complementados com espaços delimitados, gerando oferta de usos urbanos para seus usuários e ampliando o grau de gentileza municipal”, explicou.