Parques municipais receberam cerca de 130 mil visitantes na primeira semana após reabertura

Áreas foram abertas com horários diferenciados e medidas de restrição

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), contabilizou 128.114 visitantes nos 70 parques municipais reabertos desde a última segunda-feira (13/07). 

Os cinco parques mais visitados nesta primeira semana de reabertura foram: 

  • Ibirapuera (42.452);

  • Carmo (9.197);

  • Luz (8.848);

  • Aclimação (8.562);

  • Independência (6.857).

Nenhum desses locais excedeu o limite permitido de pessoas. A relação dos parques abertos pode ser acessada clicando aqui.  

 

Sobre a reabertura

 

Na última segunda-feira (13) foram reabertos 70 dos 108 parques municipais (59 urbanos, cinco naturais e seis áreas de preservação), com medidas de restrição e horário reduzido.

 

Para os locais atendidos nesta etapa, os horários de funcionamento são diferenciados: das 10h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira. Apenas os parques Ibirapuera e do Carmo têm horário diferente de atendimento, das 6h às 16h. Também foram reduzidos os portões de acesso e a reabertura contempla apenas os dias da semana. Aos fins de semana, todos permanecem fechados, para evitar aglomerações.

 

Atividades físicas como caminhada, corrida, trilha e ciclismo (conforme a estrutura de cada unidade) estão liberadas, respeitando o uso de máscara e o distanciamento social. Práticas que promovem aglomeração, como eventos e esportes coletivos, estão temporariamente suspensas. Nesta etapa, os parquinhos e equipamentos de ginástica também estão restritos. Os sanitários permanecem abertos.

 

Há restrição no número de portões de acesso, sinalização de piso em áreas que promovam fila para o cumprimento do distanciamento social e reorganização das áreas de consumo de alimentos das lanchonetes, conforme protocolos setoriais.

 

Além do uso obrigatório de máscaras, há disponibilização de álcool em gel 70% para higienização das mãos e, nos espaços com sanitários abertos (nos parques Ibirapuera e Carmo), sabão líquido. Os que contam com áreas gramadas, como o Ibirapuera, Carmo, Burle Marx e Povo, há projeto de marcação para que o distanciamento social seja cumprido, com auxílio da iniciativa privada.

 

A Prefeitura,  por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, também promove a contagem de frequentadores, observando dias e horários de maior e menor fluxo, ocorrências ou notificações de casos suspeitos ou confirmados de trabalhadores (servidores ou terceirizados) e analisa o cumprimento desse protocolo.