Projeto de cartografia social é testado em Itaquera, nos arredores do Fab Lab Livre SP

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, realiza projeto de cartografia social nas proximidades do FAB Lab Livre de Itaquera, Zona Leste

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e do (011).lab, em parceria com a Coordenadoria de Convergência Digital, apresentou na última sexta (27), durante o Fórum Brasileiro de Fab City, os resultados de um projeto de cartografia social ao redor de uma unidade do Fab Lab Livre SP.

“O objetivo deste processo foi testar, de maneira rápida, metodologias para aproximação e melhor compreensão de territórios que possuem o Fab Lab Livre e, assim, começar a construir espaços de escuta com as pessoas que vivem o território e conhecem intimamente suas potencialidades e fragilidades. Além disso, o projeto busca expandir o olhar da secretaria sobre os serviços públicos e trazer reflexões sobre a relação da população com estes equipamentos públicos”, destaca Evelyn Bitencourt do (011).lab.

O bairro de Itaquera, localizado na Zona Leste de São Paulo, foi o escolhido para a produção da cartografia social por estar localizado a aproximadamente 30 km do centro e ser um bairro dormitório, na região mais populosa da cidade, com desafios estruturais e de mobilidade urbana.

Após o processo de investigação de territórios e metodologias possíveis, a execução do projeto, que durou duas semanas, envolveu escolha do território, visita de campo, observação e realização de entrevistas e o mapeamento, produzido em conjunto com moradores antigos e lideranças.

A partir deste piloto foi possível explorar a metodologia adotada e identificar as limitações que serão ajustadas nos próximos mapeamentos, além de aprendizados sobre as diferentes formas de relação das pessoas com o território onde vivem, que não se limitam às fronteiras físicas dos bairros.

Sobre o Fab Lab Livre SP

A rede Fab Lab Livre SP é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que possui 12 laboratórios de fabricação digital estrategicamente distribuídos no território, sendo três na região central e nove nas periferias da cidade, democratizando o acesso às tecnologias de fabricação digital. Por meio da rede Fab Lab SP, a cidade já desenvolve projetos alinhados com o conceito de Fab City, tais como: Fabricação de mobiliário para EMEBS (Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos) e LEDs (Laboratórios de Educação Digital), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação; Precious Plastic – construção de máquinas para reciclagem de plástico (CEU Três Pontes); Programa de Residência Maker em Habitação (Cidade Tiradentes); Automatização de hortas (Galeria Olido, São Joaquim e Vila Itororó).

Sobre o Fab City

O Fab City é uma iniciativa global que propõe pensar o futuro das cidades através de uma perspectiva sustentável que considera conceitos como o de economia circular e inovações sociais digitais. A iniciativa é composta por 34 cidades de todo o mundo das quais cinco são brasileiras - São Paulo, Sorocaba, Recife, Curitiba e Belo Horizonte. O I Fórum Brasileiro de Fab City aconteceu na SP Maker Week 2019, realizada entre os dias 24 e 28 de outubro na Biblioteca Mário de Andrade. O fórum contou com a presença das cidades brasileiras que integram a rede Fab City, além de seis painéis com especialistas brasileiros e internacionais para discutir o que significa ser uma Fab City brasileira, o futuro das cidades, sustentabilidade e o uso de novas tecnologias como ferramenta.

De Secretaria Especial de Comunicação