Mutirão Vila Prudente realiza mais de três mil atendimentos

Evento reuniu serviços de zeladoria e ações das secretarias municipais na Praça Mendel Hirschfeld, na Zona Leste

Foram mais de 3 mil atendimentos realizados durante a 26ª edição do programa Mutirão nos Bairros, que aconteceu neste sábado (5), na Praça Mendel Hirschfeld, na Vila Prudente, Zona Leste da cidade. A ação fez parte das festividades pelo aniversário de 129 anos do bairro.

O programa, coordenado pela Secretaria Especial de Relações Sociais, tem como objetivo promover ações de zeladoria e levar os serviços ofertados pelas secretarias municipais para próximo da população que mais precisa.

Durante a ação deste sábado (05), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) realizou atendimentos por meio das equipes do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), que fez a pré-seleção para vagas de emprego, inclusive para pessoas com deficiência, e encaminhou os candidatos para processos seletivos que serão realizados nos próximos dias.

A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à SMDET, também levou uma equipe ao mutirão para orientar quem deseja se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). Quem participou também recebeu orientações sobre os programas voltados ao desenvolvimento de negócios como o Vai Tec ou cursos como o Fábrica de Negócios, Mais Mulheres, entre outros.

A Cohab-SP levou uma van de serviços “Cohab na Área””, que realizou atendimentos aos munícipes da região, como agendamentos para a central da habitação, além do esclarecimento de dúvidas sobre cadastro, 2ª via de boletos, transferências, ajustes e outras questões e orientações sobre as ações de conscientização da Companhia: Desplugando (que trata sobre riscos com aparelhos eletrônicos na tomada), Conviva Bem (dicas sobre convivência em condomínios) e Não Seja Enganado (orientando sobre golpes e ilegalidades que terceiros podem realizar com o nome da Cohab).

Quem não estava com a caderneta de vacinação em dia pôde receber a vacina contra o sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também promoveu sessões de auriculoterapia (acupuntura na orelha), testagens rápidas de HIV e sífilis, entre outras ações.

O Mutirão nos Bairros também contou com postos de atendimento das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Pessoa com Deficiência(SMPED), Cultura (SMC), Inovação e Tecnologia (SMIT), Esportes e Lazer (SEME), Subprefeituras (SMSub), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), e da Sabesp.

Veja o balanço de atendimentos:

Pressão arterial: 25
Glicemia: 28
Teste HIV: 28
Auto exame da mama: 31
Orientação casa de parto: 31
Orientação tuberculose: 10
Orientação hanseníase: 12
Orientação tabaco: 21
CECCO Vila Prudente: 65
Vigilância e orientações sobre arboviroses: 230
PAVS: 82
Zumba: 72
Dança circular: 60
Saúde bucal: 83
Aplicação de flúor: 152
Pintura de barriga/rosto: 23
Preservativos: 200
Secretaria Municipal de Esportes: 187
COHAB: 48
Ótica (limpeza de óculos e teste de visão): 49
Serviço de Beleza (maquiagem e limpeza de pele): 68
CATe atendimentos: 105
Encaminhados pelo CATe: 70
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência: 30
CRAS: 22
LOCAT: 61
SABESP: 37
Copos de água: 750
Doação de livros: 600
VAN LGBT: 32
Subprefeitura: 62

Total: 3.274 atendimentos

Foto do balão que é colocado na entrada de cada Mutirão dos bairros.

De Secretaria Especial de Comunicação