Empreenda Afro fomenta o empreendedorismo negro na região central da capital

Evento organizado pela Prefeitura de São Paulo comemora o Dia do Afroempreendedor com atrações culturais, artesanato e comida de rua

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo realiza, entre os dias 26 e 28 de agosto, a Empreenda Afro, no Largo do Paissandu. A feira tem como objetivo celebrar o Dia do Afroempreendedor, comemorado em 26 de agosto, além de promover a geração de renda e o empreendedorismo negro. O evento será realizado das 12h às 19h, no primeiro dia, e das 10h às 19h, nos demais.

"Apesar de representarem 33% do total de empreendedores brasileiros, pesquisas indicam que empreendedores negros receberam, em média, 40% a menos que os empreendedores não negros", declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. "Nosso principal objetivo é estimular a inclusão produtiva e o acesso a mercado para que assim possamos fortalecer o ecossistema desses artesãos e manualistas", completa.

No local, serão comercializados diversos produtos de artesanato como bonecas, bijuterias, tricôs, crochês, quadros, entre muitos outros. Além disso, os munícipes podem experimentar diversos tipos de lanches e comidas que serão vendidas no evento por pessoas já cadastradas no banco de dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Durante os três dias de celebração, também haverá apresentações musicais de samba, percussão e danças diversas.

Participam do evento 50 artesãos e manualistas credenciados pelo Mãos e Mentes Paulistanas, programa que tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. A iniciativa promove uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

O programa trabalha por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação; o acesso ao mercado, por meio da reestruturação de feiras já existentes e o apoio às novas; a criação de lojas físicas e online, e a participação em eventos já consolidados.

O setor é uma importante fonte de geração de renda para a população paulistana e uma parcela significativa dessas pessoas vive da produção e venda de artigos artesanais e de produtos desenvolvidos sem o apoio de máquinas. “O Mãos e Mentes Paulistanas foi criado para consolidar o município de São Paulo como referência nacional em artesanato e manualidades. O conjunto de ações previstas para o programa vai impulsionar o setor e mostrar toda a riqueza e a diversidade da produção da nossa cidade”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O artesão ou manualista que obtiver o cadastro do Mãos e Mentes Paulistanas terá como benefício integrar a rede municipal de empreendedores do setor, participar de feiras e eventos da Prefeitura, cursos e oficinas, além de vender seus produtos nas lojas física e virtual da Prefeitura.

 

Serviço

Empreenda Afro

Data: 26 de agosto: 12h às 19h

27 e 28 de agosto: 10h às 19h

Local: Largo do Paissandu

Entrada Gratuita

De Secretaria Especial de Comunicação