Procon Paulistano

Diretor do Procon Paulistano participa de entrevista no programa Consumo em Pauta

No dia 01 de junho, Ricardo Ferrari Nogueira, diretor do Procon Paulistano participou do programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online, falando sobre o Procon Paulistano.

Entrevistado por Angela Crespo, jornalista especializada em Direito e Defesa do Consumidor, Ricardo esclareceu que o órgão, previsto para estar operando até final de julho de 2016, funcionará através de um serviço totalmente digital, articulado dentro do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Subordinado à Procuradoria Geral do Município, o Procon Paulistano possui como finalidades a promoção e a implementação de ações voltadas à educação, proteção e defesa do consumidor, bem como a orientação e harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo. Para atuar de modo alinhado as suas estratégias, as estruturas do Procon estão organizadas em 4 divisões : 1- Divisão de Estudos, Pesquisas e Educação ao Consumidor e Fornecedor; 2- Divisão de Atendimento ao Consumidor; 3- Divisão de Fiscalização; 4- Divisão de Termos de Ajustamento de Conduta e Ações Coletivas.

Entre os questionamentos feitos por Angela Crespo, a entrevista elucida sobre como as empresas interessadas poderão aderir sua participação à plataforma do Procon paulistano, quais serão os procedimentos para o consumidor fazer o registro de sua reclamação ou denúncia, quais serão as estratégias de atuação do órgão, de que maneira a plataforma Consumidor.Gov (inserir link) do Governo Federal estará dialogando com a plataforma do Procon Paulistano, entre outros. Além disso, o diretor do Procon ressaltou a importância do CONDECON- Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, por sua função em garantir a participação social na orientação e atuação executiva do Procon paulistano.
Aos interessados para o preenchimento das vagas no Conselho, o edital de chamamento para a seleção estará aberto até dia 16 de junho de 2016.

A entrevista gravada foi apresentada nos dias 06/06 às 16 horas, com reapresentações dias 07/06 às 19 horas e 08/06, às 9 horas.
 

A partir do dia 13/03 a gravação estará disponível na íntegra e poderá ser acessada no site da Rádio Mega Brasil Online através do link.

 


 

Atualizado em 14/06/2016