100ª AMA informatizada

A 100ª AMA, localizada na Vila Barbosa, zona norte da Cidade foi inaugurada no último dia 18 de abril. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, com a implantação desta unidade, as AMAs atingirão a capacidade de realizar 1 milhão de atendimentos por mês.

A informatização das AMAs faz parte do projeto de informatização da Saúde. Ao todo já foram informatizadas mais de 600 unidades, incluindo hospitais, UBSs e as 100 AMAs inauguradas até o momento.

Esse trabalho tem sido realizado em parceria pela PRODAM e a SMS. A Secretaria é responsável pela viabilização da infra-estrutura nos prédios onde os postos de atendimentos são implantados. A empresa, pela coordenação do processo que garante o funcionamento adequado dos recursos de TIC, como a instalação dos links de comunicação e dos sistemas.

Durante os últimos cinco meses, nos quais os trabalhos de expansão da rede de saúde foram intensificados, a empresa tem acompanhado todas as etapas. O principal objetivo é  garantir o pleno funcionamento dos sistemas, evitando quaisquer problemas de ordem técnica.

A PRODAM também monitora e gerencia o link MPLS (Multiprotocol Label Switching) instalado nas AMAs. Esta tecnologia permite o tráfego simultâneo de dados, voz e imagem via banda larga, o que garante mais velocidade nas informações transmitidas.

A partir de seu funcionamento cada nova unidade de saúde começa a contar com o suporte do Service Desk PRODAM. Como alguns operadores estão designados para atender exclusivamente a SMS, dúvidas e problemas dos usuários são solucionados a partir desse processo de atendimento.

O projeto

A primeira AMA foi implantada em março de 2006, no Jardim Ângela, zona Sul da capital. Desde então, já foram prestadas pelos postos de atendimento cerca de 5,8 milhões de consultas por clínicos gerais e pediatras.

As AMAs foram projetadas para funcionar como um mini pronto-socorro de atendimento. É nesse aspecto que elas se diferenciam das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas quais os atendimentos são agendados previamente.

Com uma equipe composta por médicos clínicos, pediatras, cirurgião geral e ginecologista, além de enfermeiros, agentes administrativos e técnicos de raio X, elas funcionam de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, e realizam em torno de 200 a 300 atendimentos diários.