Plataforma e-saúdeSP contou com integração de soluções Prodam

Para facilitar o acesso e o registro das informações de saúde do paulistano Para facilitar o acesso e o registro das informações de saúde do paulistano

As integrações de sistemas da saúde realizadas pela Prodam, viabilizou a Plataforma de Saúde Paulistana, e-saúdeSP, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), criada para facilitar o acesso e o registro das informações de saúde do cidadão paulistano.

No processo realizado em cinco meses pela Prodam foram integrados os dados básicos de saúde dos pacientes, os dados hospitalares de saúde, os exames laboratoriais realizados nos laboratórios da Prefeitura e no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), o que envolveu os sistemas Siga-Saúde, Agenda Fácil e o SGH (de Gestão Hospitalar). Além da criação das lojas Google Play e App Store para a SMS, e a publicação do e-saudeSP nas respectivas lojas.

Concebido para integrar e disponibilizar todas as informações de saúde envolvidas no atendimento SUS do âmbito municipal de São Paulo, o app e-saudeSP possibilita que o cidadão registre diariamente seus dados de saúde, permitindo o monitoramento de informações de importância, como aferições de pressão e glicemia capilar, registro de peso, alergias e medicações de uso contínuo.

Além disso, o app – disponível ainda na versão web - reúne grande quantidade de informações úteis da saúde, como orientações oficiais da Secretaria Municipal de Saúde, armazenamento do histórico clínico do paciente, e georreferenciamento para localização de unidades de saúde.

De acordo com Ricardo Abinader da Costa, da Gerência de Desenvolvimento e Operações – Saúde (GDS), e líder do projeto pela Prodam, “neste momento da pandemia do Novo Coronavírus, o app está configurado com os protocolos clínicos da Secretaria Municipal de Saúde para atendimento de cidadãos com sinais e sintomas da Covid-19, para possibilitar a melhor orientação para o quadro de saúde de cada cidadão, facilitando o acesso à consulta médica através da teletriagem (@covid) e diminuindo a aglomeração de cidadãos em unidades de saúde”, explicou.

Além da GDS, participaram do projeto as equipes da Gerência de Engenharia de Sistemas (GIE).

O e-saudeSP faz parte do programa Avança Saúde – BID, da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, que tem a implantação da telemedicina, do prontuário eletrônico e a integração dos dados clínicos como pilares do investimento.