Hackathon Prodam promove competição para soluções criativas e inovadoras

Primeiro Hackathon da Prodam incentiva a integração entre as equipes da empresa e é piloto para próximos eventos
Primeiro Hackathon da Prodam incentiva a integração entre as equipes da empresa e é piloto para próximos eventos

Estabelecer a prática da experimentação tecnológica em busca do domínio de novas ferramentas e método para o desenvolvimento de soluções na Prodam, a criação de um novo modelo de trabalho fortemente apoiado na colaboração, métodos ágeis e práticas de inovação, além de promover a integração das várias equipes da empresa. É com este objetivo que a Prodam realiza o primeiro Hackathon da empresa no próximo dia 27, com a participação dos colaboradores da DRM (Diretoria de Relacionamento Institucional e de Mercado) e da Infraestrutura e Tecnologia (DIT).

“É uma oportunidade de integração de ideias e experiências, com metodologias ágeis e técnicas inovadoras, focando sempre no DNA da Prodam que é servir o cidadão que vive e mora na cidade de São Paulo”, afirmou o presidente, Alexandre Amorim.

“Por conta da pandemia, realizaremos todo o hackathon em ambiente de colaboração virtual, o que por si já é uma experimentação relevante para a empresa tão acostumada ao trabalho e equipes presenciais”, explica Mauricio Pimentel, da GRT (Gerência de Novas Tecnologias).

A iniciativa é coordenada pelas diretorias de Relacionamento Institucional e de Mercado (DRM) e de Infraestrutura e Tecnologia (DIT) e fará parte de um programa de Hackathons promovido pela Prodam. A partir deste piloto, em janeiro deverá ocorrer uma nova edição aberta a mais equipes da empresa e, posteriormente, para equipes externas.

Para Pimentel, esta iniciativa traz a possibilidade firme e real de incorporar as nossas práticas cotidianas de análise, engenharia e proposição de soluções de software e sistemas, passando – no futuro próximo – de um evento para uma prática de projeto, além de expor os colaboradores ao processo completo de estruturação de soluções, do desafio à entrega, de modo colaborativo e multidisciplinar.

Já Felipe de Oliveira, da Gerência de Engenharia de Sistemas (GIE), destaca a grande oportunidade deste primeiro hackathon para a integração dos times, despertando o interesse das pessoas por novas tecnologias, e ser um exercício para que no futuro existam mais eventos deste tipo. “Acredito que seja também, do ponto de vista estratégico, uma oportunidade para inserir a Prodam em contexto mais inovador”, aponta.

Desde o dia 16 (segunda), times começaram a ser formados e consultores escolhidos para apoio e suporte ao grupo, além de um workshop para apresentar as tecnologias que deverão ser utilizadas para o desenvolvimento da solução. Pílulas de provocação e conhecimento também estão sendo disparadas a fim de criar um repertório significativo e preparar o ambiente para o hackathon.