São Paulo é uma das vencedoras do prêmio Cidade Amiga dos Animais

Prodam é parceira em iniciativas que envolvam a população de cães e gatos Prodam é parceira em iniciativas que envolvam a população de cães e gatos

São Paulo foi uma das vencedoras do prêmio "Cidade Amiga dos Animais - melhores práticas no manejo humanitário de cães e gatos" 2020, cujo resultado foi anunciado em 19 de outubro.

A capital paulista ficou em segundo lugar na pontuação geral do prêmio e foi vencedora na categoria “Ideia inovadora para promoção do bem-estar por meio de ações do manejo de populações de cães e gatos”. Em 2019, a cidade ficou em terceiro lugar na premiação.

A Prodam é parceira em iniciativas que envolvam essa população de cães e gatos com sistemas como Sicad (Sistema de Informação e Controle de Animais Domésticos) e Siscoz (Sistema de Controle de Zoonoses).

O prêmio criado pelo programa mundial Animais em Comunidades da World Animal Protection, em parceria com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), visa identificar e reconhecer as melhores estratégias usadas pelos governos de cidades da América Latina para lidar com as populações de cães e gatos.

Neste ano, o trabalho realizado pela Cosap – Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico, da Secretaria Municipal da Saúde, concorreu em cinco categorias: Estruturas e políticas efetivas e sustentáveis; Controle da densidade populacional e da taxa de renovação; Bem-estar dos animais em situação de rua; Guarda responsável de animais; Ideia inovadora para promoção do bem-estar por meio de ações do manejo de populações de cães e gatos.

A vitória é o reconhecimento aos esforços da cidade para a adaptação, implantação de boas ideias e manutenção de boas práticas de bem-estar animal durante a pandemia do coronavírus. Mereceu destaque para a conquista da premiação por São Paulo a implantação de recursos que, em plena pandemia, mantiveram o acesso a benefícios capazes de melhor qualidade de vida à população de cães e gatos.

Entre essas inovações estão a solicitação online para castração, a triagem online para adoção de animais, a inauguração do hospital público veterinário da Zona Sul, a doação de 13 toneladas de ração para animais em situação de vulnerabilidade e a implantação do Cartão Cuida Bem Idoso. O Cartão oferece aos animais adotados no Centro Municipal de Adoção, com mais de oito anos de idade, atendimento prioritário e vitalício nos hospitais veterinários públicos paulistanos, de modo a incentivar a guarda responsável e a adoção de animais idosos. O benefício é válido para tutores que residam na cidade.

Analy Xavier, coordenadora da Cosap, comemora o resultado: “Com todos os desafios de uma situação de emergência, ganhar nessa categoria reforça um trabalho responsável, atento e ágil de uma equipe dedicada aos animais e à população. Esse prêmio nos enche de orgulho e alegria”.

A cidade de Curitiba foi a primeira colocada do prêmio.