Prodam no HTML5

Laércio Sant'Anna foi um dos convidados do encontro Laércio Sant'Anna foi um dos convidados do encontro

O encontro online “HTML5 e as mudanças tecnológicas dos últimos 10 anos”, promovido pela Ceweb.br, aconteceu nesta quarta (14), pelo canal NIC.br no YouTube. O evento trilhou pela a evolução do HTML5 – Hypertext Markup Language, principal padrão Web utilizado para publicação de conteúdos.

Com o objetivo de fomentar o uso do padrão HTML5, a iniciativa contou com participação de vários especialistas, entre eles, o colaborador Laércio Sant’Anna (GIO), que debateu no painel Acessibilidade na Web e HTML5, as melhorias conquistadas para a acessibilidade e o que ainda precisa ser feito para acabar com as barreiras de acesso de pessoas com deficiência.

Integrante da Comissão de Acessibilidade da Prodam e da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), da SMPED, durante o painel, Láercio falou um pouco do histórico dos leitores de tela - que por sintetizador de voz transforma em áudio tudo o que aparece na tela – e os desafios para que esses leitores transformassem as informações em tela, em algo compreensível para o público com deficiência visual.

“Com a chegada do HTML5, começamos a ter inúmeros recursos para que o leitor de tela conseguisse oferecer mais facilidades para pessoas com deficiência navegar, e explorar todo o conteúdo de uma página”, comentou Laercio.
Ao falar sobre as mudanças tecnológicas dos últimos 10 anos, o colaborador observou que tornar os conteúdos acessíveis para pessoas com deficiências sempre esteve na pauta da tecnologia. Confira aqui como foi o encontro HTML5.