Zona rural de São Paulo é novidade no GeoSampa

Com dados sobre agricultores e unidades agropecuárias no extremo sul da cidade de São Paulo Com dados sobre agricultores e unidades agropecuárias no extremo sul da cidade de São Paulo

Duas bases de dados inéditas acabam de ser publicadas no GeoSampa, plataforma digital desenvolvida pela Prodam para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Tratam-se de informações sobre os agricultores e unidades agropecuárias localizadas no extremo sul da cidade de São Paulo. Os dados coletados pelo Projeto Ligue os Pontos, da SMDU, vão orientar políticas públicas de fortalecimento da agricultura, geração de renda e preservação ambiental dessa importante região da cidade.

O primeiro cadastro corresponde ao levantamento realizado no primeiro semestre de 2019 pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), que a partir da análise de mais de 1.600 áreas localizadas na zona rural Sul cadastrou 428 unidades de produção agropecuária (UPAs), sendo 169 em Grajaú (subprefeitura de Capela do Socorro) , 171 UPAs no distrito de Parelheiros e 88 em Marsilac (ambos na subprefeitura de Parelheiros).

Os resultados apresentados aos agricultores da região no segundo semestre de 2019 mostraram, por exemplo, que o produtor da zona rural Sul é majoritariamente masculino (70%), casado (70%), com idade entre 35 e 59 anos (55%), reside com a família e possui apenas o Ensino Fundamental (45%) como grau de instrução. Trabalham, em sua maioria (80%), em propriedades de pequeno porte, com até 20 hectares, e 47% declaram ter rendimento mensal inferior a mil reais.

A outra base de dados inserida no mapa digital da cidade corresponde a informações atualizadas dos agricultores da zona rural Sul, que incorpora, além das 428 UPAs (unidades de produção agropecuária) cadastradas pelo Cebrap, mais 91 novas unidades. Mais uma vez os dados, que mostram o tipo de produção do local e o tamanho de sua área, foram georreferenciados, e estão disponíveis tanto para download quanto para consulta no mapa.

Como acessar?

Para consultar informações sobre os cadastros diretamente no mapa, acesse o Portal GeoSampa, aperte o botão “+” para dar zoom, clique em “Rural”, situado no menu direito, e em seguida habilite a camada “Unidades de Produção Agropecuária”. Com o botão “i” pressionado, clique no ícone desejado no mapa para obter informações.

Os dados desses cadastros também estão disponíveis para download. O mesmo vale para a Nota Técnica. Para baixá-los, clique no ícone “Download de Arquivos”, escolha o tema “Rural”, “Unidades Produtivas” e selecione “Arquivo_ZIP”