Busca Saúde ajuda a encontrar ponto de vacinação contra o sarampo

Campanha de vacinação é ampliada na cidade de São Paulo Campanha de vacinação é ampliada na cidade de São Paulo

 
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo já começou e vai até 31 de agosto. Promovida pela Prefeitura, a vacina é a tríplice viral (SCR) contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola, e visa a imunização do público de seis meses a 49 anos de idade.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município (UBS). E a população conta a ajuda do Busca Saúde, solução Prodam desenvolvida para a Saúde, para encontrar as unidades de saúde mais próximas de sua localização.

Vale lembrar que a imunização tríplice viral segue o calendário do Ministério da Saúde para as outras faixas etárias. Para as crianças de seis a 11 meses e população de três a 14 anos de idade, será preciso uma avaliação da situação vacinal da caderneta de vacinação pelo profissional da Unidade Básica de Saúde (UBS).

A primeira dose da vacina tríplice viral já é aplicada a partir dos 12 meses de idade e, a segunda, feita com a tetraviral (SCR+varicela), em crianças a partir de 15 meses.

Pessoas até 29 anos devem ter duas doses comprovadas e quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter pelo menos uma dose.

Primeira fase da campanha

A primeira etapa da campanha aconteceu entre 10 de fevereiro e 13 de março, para pessoas de cinco a 19 anos de idade. 
Com o objetivo de reduzir o número de não vacinados (suscetíveis), a cidade de São Paulo ampliou a faixa etária para até 29 anos. A vacinação nesta etapa foi seletiva, ou seja, só tomou vacina quem estava com esquema incompleto de imunização. Do dia 10 de fevereiro até 13 de março, 306.799 pessoas, de cinco a 29 anos de idade, compareceram aos postos de vacinação ou tiveram a situação vacinal avaliada e, destes, 25.766 receberam a vacina tríplice viral.