Desbloqueio do senha web agora é on-line

Processo é agilizado na pandemia Processo é agilizado na pandemia


Você sabia que agora o processo para desbloquear a Senha Web pode ser feito totalmente on-line? O cidadão pode fazer a senha pela internet, por meio do site da Secretaria da Fazenda e depois pelo portal SP156 para pessoa física, MEI e empresário individual.

Desenvolvido pela PRODAM em 2006, o sistema da Senha Web permite ao cidadão ter acesso a diversos sistemas restritos da Prefeitura, que tenham informações fiscais de interesse exclusivo do contribuinte. Parecido com uma chave eletrônica, a Senha Web é útil para as pessoas que são MEI – Microempreendedor Individual, já que é necessária para emitir a Nota Fiscal Eletrônica.

De acordo com Patricia Tupynambá, gerente de Desenvolvimento e Operações – Tributos e Finanças (GDF), está em estudo um projeto de desbloqueio simplificado na própria ferramenta Senha Web. A versão atual de desbloqueio on-line é realizada por meio do Portal SP156, e somente para pessoa física.

Para solicitar a senha, é preciso acessar o endereço neste link. Após essa etapa concluída, o cidadão deve fazer o desbloqueio da senha. Para isso, é preciso entrar no Portal SP156 e pedir o desbloqueio online para MEI, Empresário Individual e Pessoa Física.

Após finalizar as etapas, o usuário deve conferir todos os dados do pedido e guardar o protocolo para acompanhar a solicitação. O prazo para o desbloqueio da senha web é de até 16 dias a partir da solicitação. Vale lembrar que para pessoas jurídicas, o desbloqueio da Senha Web precisa ser feito via atendimento presencial, no Centro de Atendimento da Fazenda Municipal (CAF), com agendamento prévio, que pode ser feito clicando aqui.

Todas as etapas para solicitar e desbloquear a Senha Web pode ser acompanhado neste episódio do SPlica.