GeoSampa possibilita monitorar a adesão ao isolamento social na cidade

Com o auxílio da ferramenta é possível identificar, preventivamente, os focos de maior ou menor isolamento na cidade Com o auxílio da ferramenta é possível identificar, preventivamente, os focos de maior ou menor isolamento na cidade

Os esforços da Prefeitura para conter a disseminação da covid-19 foi ampliado agora com o uso da plataforma do GeoSampa. Iniciativa conta com a parceria entre a Prodam e secretarias de Inovação e Tecnologia e de Desenvolvimento Urbano. Por ora, disponível na versão intranet, uma nova camada (layers) na plataforma digital permite saber o grau de adesão ao isolamento social no município de São Paulo. Os dados provêm de uma aplicação da In Loco, startup do Recife, que a partir de aplicativos dos celulares, concentra este tipo de informação em amplitude nacional.

Com o auxílio desta camada é possível identificar, preventivamente, os focos de maior ou menor isolamento na cidade de São Paulo, o que pode auxiliar no desenho de ações para diminuir a mobilidade, fonte de disseminação do vírus. Conforme ressalta Carol Bracco, gerente de Geoprocessamento e Licenciamento (GDG), “a análise territorial é fundamental neste momento”.

No GeoSampa, a camada é representada por polígonos (hexágonos), e traz o índice de isolamento social em porcentagem. Quanto maior o índice, melhor o respeito ao isolamento, o que é refletido no mapa com as células mais verdes. Quanto menor o índice, menor o respeito ao isolamento. Neste caso, as células estão mais vermelhas. Neste caso, as células estão mais vermelhas. No mapa acima, a área assinalada é da região da Sé que, no dia 25/05, registrou uma média de 46,9% de isolamento. 

“Os dados consumidos da solução InLoco, são baixados diariamente em formato CSV e usamos o transformer da ferramenta ETL geográfica para gerar os hexágonos a partir dos vértices, que possuem as coordenadas geográficas conhecidas”, explica Carol.

A ferramenta ETL (Extract Transform Load, ou Extração Transformação Carga) automatiza o processo com atualização e sincronização das informações em tempo real.

A criação da nova camada contou com o trabalho da equipe de Geoprocessamento da Prodam, do apoio da SMDU e do alinhamento com a SMIT.

Desenvolvida pela Prodam em parceria com a secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano, “mais uma vez o GeoSampa mostrou ser uma ferramenta estratégica de análise e gestão territorial para a Prefeitura de São Paulo”, enfatiza Carol.

A In Loco
A In Loco é uma empresa de tecnologia especializada em geolocalização. Por meio de uma API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações), atualmente usada em mais de 600 aplicativos comerciais parceiros, a startup coleta e trata dados de geolocalização de cerca de 60 milhões de celulares. A partir deste monitoramento, a In Loco criou o Índice de Isolamento Social (IIS), um mapa dinâmico que mostra quais estados estão mais ou menos comprometidos com o distanciamento social no combate à covid-19. De acordo com informações do site da empresa, a ferramenta foi desenhada para não identificar as pessoas, garantindo sua privacidade e anonimato.