PRODAM, a tecnologia que move São Paulo

Para comemorar os 40 anos de criação da PRODAM está aberta, desde 21 de junho, a exposição gráfica “PRODAM, a tecnologia que move São Paulo”, no saguão do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo. Inicialmente como uma empresa de processamento de dados, hoje a PRODAM está inserida dentro da ampla área de Tecnologia da Informação e Comunicação e utilizando os seus mais modernos conceitos como Cloud Computing. A exposição ficará disponível para visitação até 5 de julho e terá programação em outros locais, no restante do ano.

“É muito gratificante poder lembrar dos bons momentos da PRODAM e da sua importância na gestão da Prefeitura de São Paulo. A PRODAM que traz a modernidade, a tecnologia, que agiliza os processos, traz segurança, que investe no futuro, que nos dá retaguarda e que consequentemente melhora a eficiência de toda a gestão”, ressaltou o prefeito Gilberto Kassab durante a cerimônia de abertura da exposição.

A mostra, dividida em dois biombos e cinco totens, retrata as quatro décadas de desenvolvimento e serviços prestados à cidade. Nos biombos estão dispostos alguns dos sistemas desenvolvidos pela PRODAM, números relacionados ao Datacenter e monitoramento, cidade digital e prêmios que a empresa recebeu nos últimos anos. Nos totens, a divisão por décadas e órgãos municipais atendidos, destaca os principais programas que a empresa desenvolveu em conjunto com o crescimento da capital do estado de São Paulo.

Com o título de “A tecnologia que move informações” o primeiro dos biombos traz alguns dados e informações referentes aos serviços prestados pela PRODAM, como o número de 350 milhões de informações processadas a cada segundo pela empresa. Em paralelo, “A tecnologia que move São Paulo” apresenta mais algumas informações sobre o trabalho da empresa, como por exemplo, as tecnologias adotadas pela PRODAM que são responsáveis pelo tráfego de informações em mais de 3.000 localidades do governo municipal.

Em outro biombo, “A tecnologia que traz soluções à Administração Pública e ao cidadão” mostra alguns trabalhos que a PRODAM realizou e criou com o objetivo de apoiar os órgãos municipais e os cidadãos, como o SAC (Sistema de Atendimento ao Cidadão), o MEI (Microempreendedor Individual) e o Portal da Transparência. Intitulado como “A tecnologia que traz benefícios à Administração Pública e ao cidadão”, o biombo apresenta diversos sistemas e serviços que a PRODAM desenvolveu com o objetivo de melhorar e facilitar os trabalhos da Administração Pública e dos cidadãos. Alguns exemplos são o Fumcad (Fundo Municipal da Criança e Adolescente), a Inspeção veicular e o programa Leve Leite.

“A tecnologia que faz de São Paulo uma Cidade Digital” e “PRODAM, a tecnologia reconhecida”, apresentam, respectivamente, os trabalhos que a empresa desenvolveu para tornar São Paulo conhecida como a cidade mais digital da América Latina e os prêmios nacionais e internacionais que ela recebeu nos últimos anos, como o Prêmio TI & Governo, em 2008, e o Prêmio Intel, em 2009.
E por fim, com os temas “A tecnologia que traz modernidade” e “A tecnologia que traz cidadania”, são apresentados os sistemas de modernização realizados pela PRODAM, como o Portal do Trabalho e o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), e também os serviços voltados para a cidadania, como o Celig (Central de Libras) e a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).

Além dos biombos, a exposição conta com cinco totens. Os quatro primeiros apresentam a história da PRODAM dividida por décadas. Na década de 1970, os destaques vão para o desenvolvimento do sistema de administração de multas de trânsito, processando mensalmente cerca de 120 mil multas e o processo de arrecadação do IPTU pela PRODAM. A década de 1980 foi marcada pelo trabalho de informatização do Hospital do Servidor Público Municipal e pela participação da empresa na III Feira Internacional de Informática e do XVI Congresso Nacional de Informática, mantendo três sistemas on-line, em 1983.

O totem representando a década de 1990 apresenta diversos trabalhos realizados no período, além de dados e números sobre a infraestrutura da PRODAM na época. Em 1992, a empresa já dispunha de quase 2 mil computadores e mais de 1.200 impressoras. A primeira década do novo milênio tem como destaques o Raia - sistema que integra Prefeitura e Polícia Militar - a Nota Fiscal Eletrônica e o SIGA Saúde.

Serviço:

Exposição Gráfica “PRODAM, a tecnologia que move São Paulo”
PRODAM 40 anos
Prefeitura de São Paulo – Hall Monumental
Edifício Matarazzo - Viaduto do Chá, 15
De 21 de junho a 5 de julho