Selo de Acessibilidade Digital está no CopiCola

Projeto fortalece cultura de acessibilidade Projeto fortalece cultura de acessibilidade

O que podemos copiar e colar deste projeto? Neste caso específico estamos falando do Selo de Acessibilidade Digital, projeto que o CopiCola traz como guia para a questão “Como criar uma certificação confiável e transparente?”. Os colaboradores Sidney Tobias (GDF) e Laercio Sant’Anna (GIO), que integram a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão que concede o Selo, ajudaram a construir o décimo primeiro caso deste CopiCola, programa que visa fomentar a inovação dentro e fora da Prefeitura de São Paulo.

O Selo de Acessibilidade Digital é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que certifica sites e portais da internet de órgãos públicos e da sociedade civil a partir de critérios baseados em diretrizes reconhecidas de acessibilidade digital. E a CPA, órgão vinculado à SMPED, é responsável por avaliar se as páginas da web cumprem os critérios de acessibilidade estabelecidos pelas normas nacionais.

De acordo com Sidney Tobias - que com Laércio Sant’Anna também integra a Comissão de Acessibilidade Digital da Prodam -, apenas 1% dos sites brasileiros contém recursos satisfatórios de acessibilidade para pessoas com deficiência. Então, o Selo de Acessibilidade Digital buscou enfrentar essa realidade colocando em prática a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), criando estratégias para a disseminação da Acessibilidade Digital.

Ao falar sobre os desafios do projeto do Selo de Acessibilidade Digital, Sidney destaca o fortalecimento da cultura de acessibilidade, disseminação dessa cultura dentro da prefeitura e garantia de continuidade do próprio Selo.

O programa CopiCola é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) que tem como objetivo compartilhar as boas práticas de inovação no setor público, de modo que a experiência possa ser aplicada em outras áreas da Prefeitura, e também em outras esferas de governo, organizações da sociedade civil e setores interessados.

Para conhecer boas práticas, se inspirar e saber por que o Selo de Acessibilidade Digital é uma certificação confiável e transparente, clique aqui.