PREFEITURA DE SÃO PAULO

Penha recebe nova unidade do Descomplica SP

31/01/2020 14h26
 População ganha um novo conceito de atendimento ao cidadão População ganha um novo conceito de atendimento ao cidadão

Ao todo são 300 serviços municipais ofertados, como a emissão da Carteira de Trabalho, do Bilhete Único e o cadastro para o recebimento de benefícios sociais


A população da Penha ganhou um novo conceito de atendimento a população nesta sexta-feira, 31. A Prefeitura de São Paulo inaugurou a sétima unidade do Descomplica SP. 

A unidade opera dentro da Subprefeitura da Penha, na rua Candapuí, 492 – Vila Marieta, na Zona Leste. A previsão de atendimento é de 1.200 pessoas por dia. Participaram do evento, o presidente Gelso Lima e os diretores da Prodam Marcos Mungo, Alexandre Amorim e Alexandre Gedanken.

Para simplificar a vida do paulistano, o projeto tem infraestrutura de tecnologia e treinamento para o novo conceito de atendimento ao cidadão com inteligência da Prodam. “O Descomplica traz uma experiência inovadora de atendimento às pessoas, unindo tecnologia com um novo conceito, que favorece o ambiente de proximidade e parceria com quem está atendendo. A Prefeitura muda o sentimento de que é a criadora de problemas, para ser a solucionadora deles”, explicou o presidente da empresa, Gelso Lima.

O secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, apontou que mais de um milhão de pessoas já foram atendidas pelo Descomplica SP. “Esse número comprova a aprovação da população em ter serviços essenciais da Prefeitura de São Paulo e de órgãos parceiros perto de casa, com atendimento ágil e de qualidade”, disse.

O Descomplica SP Penha reúne ao todo cerca de 300 serviços de 13 órgãos e secretarias parceiras, como auxílio na busca por emprego, Seguro Desemprego, Cadastro Único, Alistamento Militar e Bilhete Único para Pessoas com Deficiência, entre outros. Essa unidade também oferece serviço de zoonoses como emissão de RG Animal e termos de castração.

A unidade conta também com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do Bilhete Único.

O Descomplica SP está alinhado com a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e sendo expandido, gradativamente, para toda a cidade. A cidade de São Paulo já conta com sete unidades do Descomplica SP: em São Miguel Paulista e São Mateus, na zona leste; Campo Limpo e Jabaquara, na zona sul; Butantã, na zona Oeste; e Santana/Tucuruvi, na zona norte.

Informações detalhadas sobre o programa estão disponíveis em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br

Sobre o Descomplica SP

Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste, o programa já realizou mais de 1 milhão de atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários.

Atendimento Lado a Lado

A grande novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.

É uma mudança de perspectiva que faz toda a diferença. Uma medida simples – aparentemente só a retirada de um balcão, de uma bancada – mas que valoriza o conceito primordial do serviço público, o bem atender.

Descomplica SP Digital

É um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução.