Penha recebe nova unidade do Descomplica SP

 População ganha um novo conceito de atendimento ao cidadão População ganha um novo conceito de atendimento ao cidadão

Ao todo são 300 serviços municipais ofertados, como a emissão da Carteira de Trabalho, do Bilhete Único e o cadastro para o recebimento de benefícios sociais


A população da Penha ganhou um novo conceito de atendimento a população nesta sexta-feira, 31. A Prefeitura de São Paulo inaugurou a sétima unidade do Descomplica SP. 

A unidade opera dentro da Subprefeitura da Penha, na rua Candapuí, 492 – Vila Marieta, na Zona Leste. A previsão de atendimento é de 1.200 pessoas por dia. Participaram do evento, o presidente Gelso Lima e os diretores da Prodam Marcos Mungo, Alexandre Amorim e Alexandre Gedanken.

Para simplificar a vida do paulistano, o projeto tem infraestrutura de tecnologia e treinamento para o novo conceito de atendimento ao cidadão com inteligência da Prodam. “O Descomplica traz uma experiência inovadora de atendimento às pessoas, unindo tecnologia com um novo conceito, que favorece o ambiente de proximidade e parceria com quem está atendendo. A Prefeitura muda o sentimento de que é a criadora de problemas, para ser a solucionadora deles”, explicou o presidente da empresa, Gelso Lima.

O secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, apontou que mais de um milhão de pessoas já foram atendidas pelo Descomplica SP. “Esse número comprova a aprovação da população em ter serviços essenciais da Prefeitura de São Paulo e de órgãos parceiros perto de casa, com atendimento ágil e de qualidade”, disse.

O Descomplica SP Penha reúne ao todo cerca de 300 serviços de 13 órgãos e secretarias parceiras, como auxílio na busca por emprego, Seguro Desemprego, Cadastro Único, Alistamento Militar e Bilhete Único para Pessoas com Deficiência, entre outros. Essa unidade também oferece serviço de zoonoses como emissão de RG Animal e termos de castração.

A unidade conta também com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do Bilhete Único.

O Descomplica SP está alinhado com a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e sendo expandido, gradativamente, para toda a cidade. A cidade de São Paulo já conta com sete unidades do Descomplica SP: em São Miguel Paulista e São Mateus, na zona leste; Campo Limpo e Jabaquara, na zona sul; Butantã, na zona Oeste; e Santana/Tucuruvi, na zona norte.

Informações detalhadas sobre o programa estão disponíveis em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br

Sobre o Descomplica SP

Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste, o programa já realizou mais de 1 milhão de atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários.

Atendimento Lado a Lado

A grande novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.

É uma mudança de perspectiva que faz toda a diferença. Uma medida simples – aparentemente só a retirada de um balcão, de uma bancada – mas que valoriza o conceito primordial do serviço público, o bem atender.

Descomplica SP Digital

É um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução.